Olá! Estamos aqui hoje no Lousa Digital Entrevista para nosso segundo convidado dos microrganismos. E hoje vamos entrevistar a bactéria.
Olá Dona Bactéria, seja bem-vinda ao Lousa Digital Entrevista, é um prazer proliferar e participar desse quadro. Nós gostaríamos de saber o que a senhora é na verdade.
Eu sou um ser unicelular. Ou seja, eu só tenho uma célula, mas não preciso mais do que isso. Conseguimos viver em qualquer lugar do planeta, onde os outros seres vivos não conseguem, no ar, na terra, na atmosfera, no mais profundo oceano e até no corpo de outros seres vivos.
Tá tudo bem aí Dona Bactéria, parece que aconteceu alguma coisa com você aqui no nosso monitor. Nós estamos vendo duas de vocês. Não, pera aí, não. Agora tem quatro de vocês, o que está acontecendo?
Isso nada. É que nó quer ficar dormimos no divididos em dois. Chama-se reprodução por divisão binária. Legal, né? E isso acontece tipo meio rápido. Mas isso é impressionante. Eu sei que existem vários tipos de bactérias. E qual delas é você?
Eu sou do tipo patogênica. Mais coisas patogênicas não são aquelas que causam doenças. Isso quer dizer isso mesmo. Somos causadoras de doenças, como infecção, tétano, tuberculose, raiva, meningite, cárie e outras partes do corpo.
E agora que a gente se proliferou, vamos simpatias de fazer a massinha ou a nata que você possa fazer gosta, né?
E aí?
E agora? Esta… ainda bem que somos no jornal prevenido informado e temos um estoque de antibióticos aqui no estúdio. Os antibióticos são medicamentos que combatem essas bactérias patogênicas. Olá? Essa não, mais uma. Tragam rápido o antibiótico!
Hey! Calma é só uma bactéria de bem. Somos os probióticos. Como assim, bactérias do bem?
Em Aquela minha prima e meio maluca e só sabe destruir, mas nós estamos presentes dentro do organismo justamente para combater essas malucas e ajudar em diversas funções do corpo como a digestão, combate a infecções, aumento da imunidade, ajuda no funcionamento cerebral e muitas outras coisas. Esse time de bactérias do bem formam o seu microbioma. Hora essa, finalmente uma notícia boa nessa entrevista, não é?
E como nós fazemos para nos livrarmos das suas primas patogênicas que causam o e termos mais de vocês, bactérias do bem?
Traz bactérias do Mal ficarem longe, hábitos de higiene. Como lavar as mãos, tomar banho direito, já faz uma grande diferença. Lavar bem os alimentos e cozinhá-los de forma correta, e sempre comer com as mãos limpas, também ajuda bastante. E para ter mais bactérias boas, alimente-se bem, consumir iogurtes, queijos, pães, entre outros, pois somos essenciais na fabricação desses alimentos.
Muito bom Dona Vera, tudo bem. Ainda bem que você só… vou. Nossa entrevista, obrigada. Até a próxima. Tchau, tchau por aqui. E semana que vem, vamos entrevistar mais o microrganismo. Inscrevam-se no canal para não perder mais dessas entrevistas aqui no Lousa Digital Entrevista. É bom dia, boa tarde, boa noite, e o que estiver acontecendo aí, tá bom? É até mais, de tal, tchau.
E aí?
Fonte: O que são bactérias? [ DIVERTIDO] – Ciências 3 ano fundamental por Lousa Digital