Pular para o conteúdo

Descolamento de vítreo: risco de descolamento da retina? | Dr. João Paulo Lomelino – Saiba mais

Oi gente,

Hoje vou falar sobre um comentário da Sulamita que pode ser uma dúvida de muita gente: “sempre que descola o vidro vai haver descolamento de retina?”

Na verdade, o que acontece com o vítreo é que ele é um gel que preenche o olho. Ele começa a se soltar da retina a partir dos 40-50 anos de idade e é nessa época que você pode começar a ver algumas mosquinhas passando. Isso é normal e vai sumir. Mas se houver muitas moscas, é importante procurar um oftalmologista, pois pode ser um sinal de sangramento ou rasgo na retina.

Quando o vítreo se solta, nas pessoas que têm uma aderência maior, pode-se fazer lesões na retina, como um rasgo ou tração vitreomacular, que pode levar a um buraco de mácula. Então, se você está vendo as rosquinhas que são normais, é importante fazer um mapeamento de retina e ver se o vítreo se soltou de uma forma segura.

Portanto, a resposta é clara: se você teve descolamento de vítreo, isso não significa que você vai ter problema de retina. Entretanto, algumas pessoas que têm vítreo muito aderido podem sim aumentar o risco de descolamento de retina.

Espero que tenha ficado claro. Até o próximo vídeo!

Fonte: Sempre que descola o vítreo, descola a retina? | Dr João Paulo Lomelino por Dr. João Paulo Lomelino