Atualização sobre a liberação da dapagliflozina pelo SUS
Olá pessoal, sou o professor Ruan Demolinari, especialista em Cardiologia, e estou aqui para compartilhar uma grande novidade: acaba de ser publicada uma portaria do Ministério da Saúde que libera o uso da dapagliflozina na rede pública para pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida.
É muito importante que você saiba para quem essa droga está indicada e quando você deve fazer a solicitação. Vamos lembrar que a dapagliflozina é um inibidor da sglt2, inicialmente lançado pelo seu efeito antidiabético, mas que comprovou também reduzir a mortalidade e hospitalização em pacientes com insuficiência cardíaca.
Indicação e critérios
- A droga está indicada para pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção menor ou igual a 40%;
- O paciente deve ser sintomático, ou seja, apresentar sintomas para que a droga seja prescrita;
- O paciente deve estar em uso de terapia padrão, composta por IECA, BRA, beta-bloqueadores, diuréticos e antagonistas de mineralocorticoide (espironolactona no Brasil).
É importante lembrar que o prazo para a droga estar disponível na rede pública é de 180 dias após a solicitação por LM, ou seja, serviços de saúde têm esse prazo para fazer a compra da medicação e disponibilizá-la para os pacientes.
Terapia tripla inicial
Para pacientes com fração de ejeção menor do que 40%, a terapia tripla inicial é composta por IECA ou BRA, betabloqueador e espironolactona. Se o paciente continua assintomático após esse tratamento, deve-se acrescentar o sacubitril valsartana ou um inibidor da sglt2.
Considerações finais
A dapagliflozina entra como quarta ou quinta droga no tratamento da insuficiência cardíaca, caso o paciente continue sintomático. Então, se o seu paciente se encaixa nos critérios mencionados acima, não hesite em fazer a solicitação dessa medicação.
Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre a dapagliflozina. Abraço e até a próxima!
Fonte
ATUALIZAÇÃO: Dapaglifozina na Insuficiência Cardíaca – Cardiologia por Estratégia MEDliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2022-08-03T205507+0000endTimestamp2022-08-03T210826+0000}