Olá, eu sou Fábio Lima e quero dar as boas-vindas a este canal. No mundo, aproximadamente 4% da população mundial (cerca de 280 milhões de pessoas) sofrem com crise de síndrome do pânico. Esse é um número alarmante que só mostra como nós, seres humanos, estamos emocionalmente doentes.
Muitas pessoas me perguntam se a meditação pode ajudar no tratamento da síndrome do pânico. Eu acredito que essa seja uma das perguntas mais frequentes sobre os benefícios da meditação. Quero que saibam que eu sou um exemplo vivo de que a meditação não só auxilia como pode distinguir completamente as crises de pânico.
Eu vivenciei a síndrome do pânico ao longo de anos, como terapeuta, professor de meditação e agora com este canal no YouTube. Você pode dar uma olhada em meus vídeos de meditação e ver quantos relatos de pessoas melhorando com as práticas meditativas.
Geralmente, a ansiedade que desenvolvemos está relacionada a medos e preocupações em relação ao futuro, o que significa que todo o processo de ansiedade e de pânico começa em nossas mentes. A meditação pode ser algo extraordinário, pois nos permite um verdadeiro encontro com o momento presente, trazendo uma percepção mais refinada de que não existe nada além do que está acontecendo agora.
Durante as práticas meditativas, quando a nossa mente é aquietada e há uma desaceleração do nosso fluxo de pensamentos, a meditação tem um efeito poderoso anti-estresse e inibe a produção de adrenalina e cortisol, hormônios secretados em situações de estresse e medo.
Eu preciso deixar claro que os sintomas da síndrome do pânico não desaparecem de uma hora para outra só porque você começou a meditar. Geralmente, um curso com aulas é necessário, e muitos alunos antes mesmo de começar as práticas de meditação já começam a se preocupar com quanto tempo será necessário de prática para que eles se livrem das crises de pânico.
Mas, quando começamos a meditar, estamos desconstruindo os comportamentos mentais que nos levam a sofrer com as crises de pânico, e isso é o mais importante, pois estamos construindo uma nova realidade em que somos responsáveis por construir a realidade com nossas escolhas e ações.
Se você quer saber se a meditação pode auxiliar no tratamento da síndrome do pânico, a resposta é sim, claro que sim. A meditação é uma das práticas mais poderosas para nos curarmos dessa patologia tão limitante e triste.
Eu espero que esse vídeo tenha respondido a pelo menos alguma questão que você tinha a respeito da meditação no tratamento da síndrome do pânico. Se gostou, deixe seu like, comentários e compartilhe este vídeo com outras pessoas para ajudar a tornar este canal o maior portal de meditação do Brasil.
Fonte: Meditação na cura da síndrome do panico | Fabio Lima por Meditar para Despertar