Pular para o conteúdo

Cuidados de Enfermagem em Casos de Flebite


Se você já ouviu falar de flebite, sabe o que é e quais são as causas. Olá! Eu sou Amauri, da cidade Enfermagem Florence, e no vídeo de hoje você vai aprender sobre plebbit: os tipos, as causas e os cuidados de enfermagem.
Se quiser conhecer mais sobre cuidados de enfermagem, vou deixar na descrição do vídeo a playlist completa sobre esse assunto.
Mas, o que é a flebite? A flebite é uma inflamação na veia que causa dor, edema e eritema ao redor da função. Existem três tipos de flebite:
– Mecânica: está relacionado ao tipo de cateter usado na função, como por exemplo a escolha errada do calibre do cateter. Por outro lado, pode ser pela punção inadequada ou pela manipulação do cateter.
– Química: pode ocorrer através da administração de drogas vesicantes ou infusão rápida demais, podendo causar dano para o interior da veia.
– Infecciosa: esse tipo de flebite ocorre quando há uma contaminação bacteriana devido à má utilização ou falta de técnica asséptica durante a inserção, manipulação e manutenção nesse cateter.
Causas de flebite:
A flebite é muito comum em pacientes que possuem um cateter venoso periférico. Normalmente ocorre pelo tempo de permanência do cateter venoso periférico e falta de cuidado com ele. Para evitar isso, é importante:
– Realizar a escolha do cateter de forma criteriosa.
– Manter os cuidados de enfermagem com cateter venoso periférico.
– Realizar a higiene das mãos utilizando a técnica adequada, sempre antes e depois de manipular esse cateter.
– Evite funcionar locais de articulações.
– Realize a inspeção diária do curativo.
– Os tipos de medicamentos que o paciente recebe em relação aos solubilidade, o pH e a incompatibilidade entre as medicações.
– Aplicar a escala de flebite a cada 6 horas.
– Respeitar sempre o tempo de validade do cateter venoso periférico de 72 horas e retirá-lo para evitar o risco de infecção.
Se for necessário manter esse cateter por mais tempo, deve realizar o registro em prontuário e registrar também a orientação médica.
E se for identificada a flebite, deve-se retirar o cateter imediatamente e comunicar a equipe médica. Aplicar compressa fria no local com o intuito de diminuir a dor. Após algumas horas, aplicar compressa morna com o intuito de vasodilatação e reduzir o edema.
E aí? Gostou desse assunto? Então, deixe o seu like, se inscreva no nosso canal e ative o sininho de notificações. E assim, você vai ficar sabendo sempre que sair um vídeo novo aqui no canal. Te espero no próximo vídeo. Até lá!
Fonte: Flebite e os Cuidados de Enfermagem por Enfermagem Florence