Pular para o conteúdo

Conheça os sintomas do câncer de reto com o Dr. Maurilio Paiva – Proctologista. #cancerdereto #cancerdeintestino #sintomasdoreto #drmauriliopaiva

Olá, tudo bem? Hoje eu vou falar sobre os principais sintomas do câncer de reto. Eu sou o Doutor Maurício Paiva, coloproctologista. Se ainda não se inscreveu no canal aproveita para se inscrever agora. Toda semana tem vídeo novo sobre as principais doenças do intestino reto e ânus, também vídeos com dicas para você cuidar melhor da saúde do seu intestino.

Então vamos para o vídeo. O câncer de intestino engloba os tumores presentes no cólon (intestino grosso) e no reto. Os principais sintomas do câncer colorretal são dor abdominal e alteração do hábito intestinal, como diarreias frequentes ou intestino preso de repente, ou às vezes uma alternância entre diarreia e intestino preso. O sangramento é outro sintoma do câncer de cólon e reto, uma anemia inexplicada e um emagrecimento sem um motivo aparente também podem ser sinais do câncer de reto.

Agora quando o tumor está localizado no reto, existem algumas características específicas. Por exemplo, o sangramento é mais frequente quando o tumor está localizado no reto do que quando ele está localizado no cólon. Mas é importante dizer que, mesmo nos tumores do reto, no início, esse sangramento pode ser ausente ou acontecer de maneira intermitente.

Uma alteração do hábito intestinal acontece frequentemente, principalmente nos tumores maiores que já comprometem parte significativa da luz intestinal e o sintoma que normalmente precede uma alteração mais significativa do funcionamento intestinal é o afilamento das fezes.

Lembrando que no início, o câncer de reto pode ser assintomático e é muito importante fazer os exames de prevenção e rastreamento, pois o câncer de cólon e reto, na maioria das vezes, surge de pólipos benignos que vão crescendo até se transformar em um câncer.

Então, através dos exames de prevenção e rastreamento, conseguimos diagnosticar esses pólipos quando eles ainda são pequenos e benignos. Toda a população tem indicação de fazer os exames de rastreamento a partir dos 45 anos de idade.

Se você tem um histórico familiar de câncer de intestino, você pode ter indicação de começar esse rastreamento antes dos 45 anos. Vai depender do seu grau de parentesco com o parente acometido, da idade que esse parente teve o câncer. Então nesse caso é importante procurar um profissional especialista para poder te orientar adequadamente.

Se você gostou do vídeo, lembre de deixar um like e não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares. É um conteúdo muito importante que pode ajudar muita gente. Se ainda não se inscreveu no canal, aproveite para se inscrever agora. Toda semana tem vídeo novo e se quiser ser notificado quando tiver vídeo novo, ative o sininho.

Fonte: SINTOMAS DO CÂNCER DE RETO. #cancerdeintestino #cancerdereto #proctologista #dr.mauriliopaiva por Dr. Maurilio Paiva Proctologista