Pular para o conteúdo

Conheça mais sobre meningite e tétano na biologia parasitária

Doenças Bacterianas

Quer desconto para entrar na faculdade? Acesse www.querobolsa.com.br

Olá, bem-vindo ao quadro! Hoje vamos falar sobre duas doenças bacterianas: a meningite e o tétano. Então, vamos lá!

Meningite

Você sabe como essa doença é transmitida? Bom, o agente etiológico da meningite são as bactérias e neste caso pessoal, existem três tipos diferentes de bactérias que podem causar a meningite. Mas como que acontece a transmissão? Bom, essas bactérias podem ser transmitidas a partir de gotículas, gotículas de saliva. A contaminação aqui acontece pelas vias respiratórias. Uma pessoa saudável pode então inalá essas partículas que estão contaminadas pelas bactérias e geralmente pessoas contaminadas eliminam mais essas bactérias junto com gotículas de saliva quando a pessoa tosse, espirra ou fala. Ou então, essas bactérias também podem ser eliminadas a partir de secreções nasais.

E quais são os sintomas dessa doença? Bom, pessoal, você já deve ter ouvido falar que a meningite é uma doença muito séria e é mesmo. Isso porque é bom as bactérias da meningite atacam as meninges. Mas o que é meningite? As meningites são membranas que revestem e protegem o sistema nervoso central. Por exemplo, aqui nós temos o encéfalo de azul e em volta dele estão as meninges. As meninges, pessoal, são estruturas muito importantes que garantem a proteção do sistema nervoso central e quando as bactérias atacam essa estrutura podem acontecer certos problemas, por exemplo, problemas neurológicos, intensa dor de cabeça, rigidez do pescoço. Além disso, a doença também causa febre, uma febre muito alta, dores intensas no corpo, vômito e, dependendo da situação, ela pode causar a morte.

E aqui é muito importante lembrar que existem muitas pessoas que são assintomáticas para meningite. E o que significa? Significa que essas pessoas apresentam as bactérias, mas não desenvolvem nenhum sintoma.

E qual é a grande importância dos assintomáticos? Os assintomáticos acabam sendo foco de transmissão, porque eles transmitem as bactérias sem saber.

E qual é o tratamento para a meningite? O tratamento é feito com o uso de antibióticos e é muito eficiente, podendo curar a pessoa. Mas existem boas medidas profiláticas para evitar essa doença e que medidas são essas? Bom, a primeira é evitar contato com pessoas doentes. É muito importante evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados e pouco ventilados. E podemos colocar aqui também a vacinação.

Tétano

O agente etiológico do tétano é também uma bactéria. Normalmente, as bactérias do tétano ficam em forma de esporos. Os esporos são muito resistentes e conseguem sobreviver no sol por muito mais tempo. E então, esses poros podem ficar no solo ou então em objetos, principalmente em objetos enferrujados, como por exemplo, o prego.

E como acontece a transmissão? Bom, a transmissão acontece a partir de feridas profundas na pele, por exemplo, quando uma pessoa pisa nesse objeto contaminado. E dentro do corpo, a bactéria começa a produzir uma toxina e a toxina dessas bactérias atua em nervos motores.

Mas o que é nervo motor? O nervo motor pessoal envia a mensagem para os músculos. Então, está aqui representado uma célula muscular e o nervo motor que vai enviar a mensagem de contração para o músculo. E se esse nervo for danificado, as mensagens não chegam corretamente para os músculos.

E o que pode acontecer? Pode acontecer fortes contrações musculares. Isso pode ser muito grave se acontecer em músculos importantes, por exemplo, músculos relacionados com a respiração ou então no próprio coração. E isso pode causar a morte da pessoa por parada respiratória ou então por parada cardíaca.

E existe tratamento para o tétano? Bom, existe sim. O tratamento consiste em remover esse tecido que está danificado pra evitar a produção de mais toxina pela bactéria e também pode ser feito a partir de uso de antibióticos. Só com o tratamento não vai ser muito eficaz se a toxina já tiver danificado o nervo.

Agora pensando nas medidas profiláticas, como evitar o tétano? Bom, podemos colocar aqui a vacinação, que é muito eficiente contra essa doença e também o uso de soro, que é o soro antitetânico. Lembrando, pessoal, que o soro só é administrado em situações de emergência, quando uma pessoa se feriu com algum objeto que possa estar infectado.

Bullets:

  • Evitar contato com pessoas doentes
  • Evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados e pouco ventilados
  • Vacinação
  • Uso de soro antitetânico

Fonte
Meningite e tétano – Parasitologia – Biologia por Kuadro Oficial