Complicações da sinusite
Olá pessoal, tudo bem? Então, amigos, vim aqui falar nesse vídeo até o fim, de uma certa forma improvisado. Porque muita gente está vendo. Então, vamos falar a respeito dessa paciente que teve um quadro de sinusite. Essa jovem americana de 25 anos teve esse quadro de sinusite e evoluiu com complicação. E aí ela teve que tirar uma parte do crânio. E o pessoal se assustou e meio que viralizou essa foto dessa moça na internet. E aí, muita gente veio me perguntar: “Ginásio, o que aconteceu? O que é que tá acontecendo? Isso pode acontecer comigo?” Então, vamos tentar aqui falar um pouco sobre esse caso.
Primeiro, pessoal, eu não tive acesso a nada do prontuário dessa paciente do caso, essa paciente até porque a paciente é de outro país. Mas eu vou tentar explicar as complicações da sinusite, o que foi que aconteceu com essa paciente.
Complicações da sinusite
Basicamente, existem três complicações em três regiões que podem complicar na sinusite. A mais comum quando acontece é a das complicações orbitárias, complicações do olho. Outras complicações são publicações ósseas do crânio, complicações ósseas perto do osso aqui do nariz. E a terceira complicação são as complicações intracranianas, dentro do cérebro.
Essas são geralmente as mais graves e essa paciente especificamente teve uma complicação intracraniana. E aí, o que que teve que tirar primeiro? Ela não tirou cérebro, tirou grande ouço. Então, provavelmente, essa paciente pode ter evoluído por um abcesso, uma coleção depois dentro do cérebro. E aí, o que acontece quando ocorre esse abscesso? Aumenta muito a pressão dentro da cabeça e gera muita dor de cabeça. Paciente vomita, tem febre alta e o neurocirurgião tem que tirar uma parte da calota craniana para dar um escape nessa coração, porque senão, a paciente pode evoluir para pior. Tira-se parte dessa calota craniana para dar um alívio nessa pressão da cabeça. E depois que esse processo passar, pode até voltar a colocar novamente essa calota craniana.
Então, assim, pessoal, pode acontecer comigo? Eu tenho rinite, eu tenho sinusite. Então, como eu falei, não é comum isso acontecer, ainda mais depois do advento dos antibióticos. Antigamente, se via mais essas complicações, hoje em dia nem tanto. Mas quais são os pacientes que devem mais se preocupar com essas complicações? Essas complicações a gente observa mais nos pacientes que são imunodeprimidos, aqueles pacientes que têm imunidade baixa. Ou pois está fazendo uma quimioterapia ou por aqueles pacientes que têm HIV. O resto é outra observação de pacientes diabéticos não compensados, a diabetes que é muito importante você tratar, compensar porque é um fator de risco para essas complicações da sinusite. Tá certo, então assim, agora que chama também atenção é o tratamento das rinites. Às vezes, tem muita associação com sinusite.
Se você tem uma rinite bem tratada, é dificilmente você vai evoluir para um a sinusite. Mas, finalizando aqui o vídeo, o que eu deixo aqui a mensagem é: procure o otorrino nos casos de você ter um quadro de rinite ou quadro de sinusite, uma suspeita no caso. É grátis fazer o melhor tratamento e evitar essas publicações acesso. Então, esse foi mais um vídeo falando aqui meio de improviso por conta de muita gente tá vendo aqui falar comigo e pediu para eu falar nesse assunto. Qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários e aproveite também compartilha com aquele seu amigo, aquela sua amiga que tem interesse nesse assunto. Agora, pessoal, até o próximo vídeo. Tchau!
- Quebras de linha e pontuação adicionadas para melhorar a legibilidade do texto
- Bullets adicionados para destacar os tópicos principais do texto
- Headings adicionados para separar as seções do texto
Fonte
Jovem tem parte no Crânio retirado devido Complicações da Sinusite. Otorrino explica!!!! por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza