Pular para o conteúdo

Como tratar queimaduras: dicas e remédios caseiros


Abordagem da Vítima de Queimadura – Vídeo Educativo

Abordagem da Vítima de Queimadura – Vídeo Educativo

Olá, pessoal! Aqui no Brasil, em um vídeo educativo do Ricardo Lima, socorrido pelo SAMU Maceió, abordaremos o tema de como abordar uma vítima de queimadura. Este tema é super importante, especialmente durante um mês de festividades onde há um aumento no número de vítimas por queimadura.

Primeiramente, vamos conceituar o que é queimadura. Nada mais é do que uma lesão provocada no tecido através de agentes químicos, físicos ou radiantes. Quanto à sua classificação, a queimadura pode chegar até o seu quarto grau. A queimadura de primeiro grau é aquela que atinge a parte mais externa da pele, enquanto a queimadura de segundo grau vai pegar a epiderme e a derme. Já a queimadura de terceiro grau vai pegar a epiderme, a derme, o tecido subcutâneo, músculo e alguns vasos. A queimadura de 4º grau vai atingir todas essas camadas e os vasos mais calibrosos.

Uma grande dificuldade da equipe é saber a área de cento ao de queimadura. Para saber o percentual da área queimada, usamos a R 29, que é um bonequinho dividido em áreas do corpo com sua respectiva porcentagem.

Não usem pasta de dente, margarina ou clara de ovo em uma área queimada. Isso porque são químicos e devemos deixar essa área reservada. Se a área queimada é até 10% de uma área do corpo (por exemplo, um braço e uma mão), usamos uma bandagem fria (gaze coberta com solução de água). Se passar de 10%, usamos a bandagem seca (gaze seca).

Também é importante saber a forma de pontoé, que tem uma constante de 4. Para infundir uma quantidade de solução na vítima que está queimada, devemos usar o peso da vítima e a área queimada para calcular a quantidade de solução a ser infundida. Devemos ter o máximo de cuidado com a vítima por conta da hipotermia. O paciente precisa ser resfriado, mas o próprio cérebro fará com que sua temperatura corporal baixe. Por isso, devemos aquecê-lo também.

A dica foi dada. Compartilhem, divulguem, façam suas perguntas. O SAMU Maceió está aqui justamente para isso, para tirar suas dúvidas. Vamos evitar o máximo possível de acidentes, nos protegendo e protegendo aqueles que dependem da nossa experiência. Um abraço do pessoal de Maceió. Até a próxima!

  • Não use pasta de dente, margarina ou clara de ovo em uma área queimada
  • Use uma bandagem fria para áreas queimadas até 10%, e bandagem seca para áreas queimadas acima de 10%
  • Calcule a quantidade de solução a ser infundida com base no peso da vítima e área queimada
  • Tenha cuidado com hipotermia e aqueça a vítima

Fonte: Queimaduras por SAMU192 Maceió