Pular para o conteúdo

Como prevenir a candidíase: dicas essenciais.


Meu nome é Marina, sua ginecologista. Nesta época do ano, verão, é muito comum o aparecimento de pacientes no consultório se queixando do famoso corrimento e aumento daquela secreção vaginal em movimento branco pastoso que às vezes pode ser acompanhado de coceira e irritação na parte da vagina e às vezes até na parte externa. Isso traz muito desconforto para os pacientes e é principalmente causado por um fungo chamado de cândida, que gosta muito do local quente e abafado do verão. Esse corrimento vaginal tem tratamento e deve ser feito pelo seu ginecologista. Mas hoje eu vou dar algumas dicas de prevenção e orientação de higiene íntima:
– Beba muita água e suco, é importante para manter o corpo hidratado.
– Use roupas mais leves e chegue em casa de preferência sem calcinhas. Esse hábito de dormir sem calcinha é saudável.
– Use sabonetes específicos para lavar a vagina e a vulva no banho que tenham ph neutro, evitando irritação na mucosa vaginal.
– Evite o uso diário do protetor diário. Ele protege a calcinha, mas o hábito de usá-lo diariamente pode aumentar a suscetibilidade a infecções.
– Evite o uso do papel higiênico se estiver com sintomas muito fortes de candidíase, pode ser irritante. Nesse caso, use lencinhos umedecidos.
– Lave as calcinhas com sabão de coco e água morna no banho. Lave-as separadamente das outras roupas e deixe secar bem.
– Evite o consumo excessivo de alimentos doces e muito ácidos, pode alterar o ph vaginal.
– Tenha uma higiene antes e depois da relação sexual para evitar infecções.
– Ao ir à praia ou piscina, evite ficar muito tempo com biquíni molhado, isso pode prejudicar ou favorecer o aparecimento de infecções.
Fonte: Dicas para prevenir a candidíase por CliniBella – Clínica Médica