Pular para o conteúdo

Como o Zika Vírus se Espalha: Fatores de Disseminação e Prevenção

Disseminação do vírus Zika

Olá, este é o segundo vídeo de uma série que nós estamos gravando sobre o vírus Zika.

No vídeo anterior nós mostramos que o vírus:

  • surgiu na África
  • infectou pessoas na Ásia, especialmente na Índia e no Sudeste Asiático
  • passou pelas ilhas do Pacífico, especialmente a Micronésia e a Polinésia
  • entrou no Brasil pelo Nordeste

Entrou pelo Nordeste e os casos se disseminaram muito depressa.

Se a gente lembrar que no quadro clínico 80% das pessoas que pegam o vírus são assintomáticas, não apresentam nada, não têm nenhuma reação, talvez às vezes um pouquinho de mal-estar que a pessoa não leva a sério e só. Então dá para ter uma ideia de quantos casos nós temos de infecção. O número de casos clínicos não reflete o número de casos de pessoas infectadas porque só 20% delas manifestam os sintomas.

O vírus se disseminou pelo Nordeste inteiro. Os primeiros casos no Brasil apareceram em abril, maio. O vírus se espalhou pelo país todo, invadiu os outros países da América do Sul, chegou na Venezuela, Colômbia, Peru, poupou o Chile porque o Chile não tem o Aedes aegypti. Pegou a América Central inteirinha e já chegou no México. E isso é muito assustador.

Porque é uma velocidade de disseminação que a gente desconhece. Não é assim com a dengue, não é assim com Chikungunya, não é assim com a febre amarela. Este vírus se dissemina muito depressa.

Agora, por que ele se dissemina? Bom, pode ser porque quem fica infectado produz muito vírus. Tem uma viremia alta, é assim que a gente chama tecnicamente. E aí tem muito vírus, o mosquito vem, pica, se enche de vírus e vai embora. Não é verdade. A viremia, no caso do Zika, não é tão alta. Ah, então pode ser que você não tenha muito vírus na circulação, mas o vírus se multiplica muito depressa no mosquito e apareça nas glândulas salivares dele em grandes quantidades. Não é verdade, também. Não é isso o que os estudos mostram. A verdade, mesmo, é que nós estamos diante de um mistério. Como e por que esse vírus consegue se disseminar nessa velocidade toda?

E isto não seria um problema tão grave quanto é não fossem as complicações clínicas que o vírus Zika provoca, especialmente nas mulheres grávidas. Mas esse vai ser o assunto do nosso próximo vídeo.

Inscreva-se no nosso canal para você acompanhar essa série.

Apareceram os primeiros casos de Zika no Nordeste do Brasil. Especialmente Bahia e Pernambuco, mas também nos outros estados. Paraíba, Piauí, Maranhão. Existe uma suspeita de que o vírus foi trazido para cá por uma equipe de remo que veio disputar uma competição. E eles vinham da Polinésia.

Fonte
Zika virus | Disseminação por Drauzio Varella