Pular para o conteúdo

Como o hipotireoidismo afeta nosso comportamento? Descubra aqui

Como a tireoide pode influenciar na saúde mental?

Olá pessoal, meu nome é Guilherme Caminhe e sou médico psiquiatra da Clínica Mancini. Hoje eu vou responder à dúvida da Flora Oliveira: quanto que o hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem influenciar no nosso comportamento fora das doenças de tireoide?

  • O hipotireoidismo é quando a tireoide está funcionando de menos, ou seja, quando ela não está produzindo uma quantidade suficiente de hormônios tireoidianos para o bom funcionamento do nosso corpo.
  • O hipertireoidismo, por outro lado, é uma situação em que a tireoide está produzindo mais hormônios do que deveria.

Mas como esses distúrbios da tireoide podem influenciar na nossa saúde mental e nos nossos comportamentos?

Os hormônios tireoidianos têm a função de regular diversas partes do nosso metabolismo, inclusive o funcionamento do cérebro. Por isso, a falta de hormônios tireoidianos que ocorre no hipotireoidismo pode dar sintomas de falta de energia, falta de ânimo, depressão, raciocínio mais lento, perda de concentração, sonolência e diminuição do apetite.

Já o excesso de hormônios tireoidianos que ocorre no hipertireoidismo pode ter sintomas de ansiedade, inquietação, pensamento acelerado, movimentos acelerados do corpo, tremores, dificuldade de manter a atenção e de memorizar informações, aumento de apetite e até mesmo humor eufórico.

Por isso, é super importante que o psiquiatra que for diagnosticar sempre pense na possibilidade dos sintomas da mente poderem estar associados a algum problema endócrino ou clínico em nosso corpo, não só os distúrbios da tireoide, mas também outras doenças, como deficiência de algumas vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do nosso cérebro, a síndrome da apneia obstrutiva do sono, algumas infecções que afetam o sistema nervoso central, o uso de algumas medicações que também afetam o cérebro, o uso abusivo de algumas drogas, álcool ou outras substâncias ilícitas e até mesmo alguns tipos de câncer, que podem repercutir de diversas maneiras na nossa saúde mental.

Portanto, é sempre aconselhável que o psiquiatra que for diagnosticar solicite alguns exames para ter certeza de que os sintomas da mente não estão relacionados a outras doenças.

Espero ter ajudado a esclarecer essa dúvida. Se tiverem alguma outra pergunta, é só mandar aqui que eu respondo.

Um abraço a todos!

Fonte
O quanto o hipotireoidismo influencia em nosso comportamento? por Mancini Psiquiatria e Psicologia