Rosácea – Doença Vascular Inflamatória
Simone só descobriu a razão do rosto vermelho depois de passar por uma dermatologista. Antes, escutava muita opinião errada. As pessoas perguntavam se tinha máscara para disfarçar o vermelho, mas na verdade, o que Simone tem é rosácea, uma doença vascular inflamatória caracterizada pela vermelhidão e por pequenos vasinhos. É mais comum no rosto, mas pode também afetar os olhos.
- Rosácea pode apresentar-se com lesões clínicas semelhantes à acne
- A faixa etária da rosácea é um pouco mais alta do que a da acne, sendo mais comum em pessoas de 30 a 50 anos
- A rosácea está em evidência por conta do goleiro Alisson, da seleção brasileira, que sofre com a doença
- Outros famosos, como a atriz Cameron Diaz e o príncipe Harry, também possuem rosácea
Simone sabe bem o desconforto que a rosácea pode trazer, como coceira e irritação, e aconselha: “não coça muito, irrita muito”. A rosácea é geralmente causada por ácaros que se reproduzem na pele. A medicação mais recomendada para tratá-la é efetiva e anti-inflamatória, além dos remédios para tomar e também de passar na pele.
Existem dois outros procedimentos que ajudam muito a controlar a vermelhidão e acalmar a pele. A doutora Paula colocou na Simone uma máscara de LED para ajudar nesse processo de desinflamação. Simone ficou com ela por mais ou menos 15 minutos e logo depois passou por um outro procedimento de luz pulsada para diminuir os vasinhos do rosto.
O procedimento foi rápido e finalizado com água termal gelada, que também ajuda a acalmar a pele. Depois disso, é preciso evitar alguns hábitos para ter sucesso no tratamento, como bebidas alcoólicas e alimentos muito condimentados. Além disso, produtos que não são receitados dermatologicamente podem piorar a condição da rosácea.
Rosácea não tem cura, só controle com a persistência nos cuidados.
Fonte
BG – Cuidados: manchas na pele podem ser rosácea – 28-06-2018 por Record TV Goiás