Olá, tudo bem? Eu sou Alexandre Motta, fisioterapeuta, osteopata e autor do livro digital “o segredo da coluna sem dor”. Eu dei uma paradinha rápida para te dar uma dica super legal de como você pode aliviar a dor e a tensão na tua coluna cervical, no pescoço. Por que isso acontece? Por que tanta gente reclama de dor e tensão nessa região, aqui do trapézio do ombro ou então na coluna cervical?
Porque esses músculos, do diafragma para cima, principalmente esses dois (trapézio e musculatura da coluna cervical), são músculos que reagem a emoções mais intensas, um aumento com acúmulo de tensão, emoções como raiva, preocupação, ansiedade, nervosismo e medo. E essa tensão causa o que a gente chama de rigidez, que é uma dificuldade de fazer alguns movimentos. Isso pode acontecer geralmente em dois momentos: o primeiro é quando acorda de manhã e tem aquela rigidez cervical, aquele desconforto que você precisa puxar lugar e que vai melhorando ao longo do dia. Esse tipo de rigidez é mais associada à questão de qualidade do sono. O outro padrão de rigidez é aquela rigidez que vai piorando no decorrer do dia, ao longo do dia, à medida que você vai acumulando tensão, stress, cansaço do dia. Essa musculatura vai ficando mais contraída, mais rígida, dificultando os movimentos e causando desconforto. E, obviamente, a consequência da rigidez e da tensão muscular, seja que padrão de rigidez for, é a dor e o desconforto.
Eu já postei um vídeo falando sobre a forma super legal de controlar padrões emocionais ruins, vou deixar um link na descrição desse vídeo, caso você queira ver.
Então, a dica que eu tenho para combater a tensão muscular e a dor na região cervical é uma liberação miofascial ou, como eu gosto de chamar, é a técnica da “mamãe gata”. E eu vou explicar por que. Você já prestou atenção quando a mamãe gata vai pegar um filhotinho levado, um lugar para o outro, ela morde a pele aqui do pescoço da nuca do gatinho e consegue levá-lo para onde ele quiser. Ele fica paradinho lá aproveitando. Para fazer essa técnica, você vai usar a mão aberta, a mão espalmada, para pegar a pele que fica atrás do pescoço, igual à mãe gata, mas dessa forma. E você pode só apertar e segurar a pele atrás do pescoço ou pode segurar e puxar para trás. O importante é que você mantenha a mesma força, a mesma pressão durante todo o exercício. E o que vai fazer é dizer “sim” dez vezes, sem soltar a pele atrás do pescoço. Depois, dizer “não” dez vezes e, depois, girar a cabeça dez vezes por um lado, dez vezes para o outro, dessa forma, tentando não soltar a pele, não deixar a pele escapar da sua mão. Às vezes acontece da pele ficar um pouco escorregadia. O que você pode fazer é pegar um papel toalha, colocar na mão e segurar lá, que a pele não vai escorregar. O papel toalha vai ajudar a criar aderência. E cuidado com as unhas, porque a pegada não é com a ponta da unha, não é dessa forma, é pegada com a mão aberta, a mão espalmada.
Eu quero que você me conte aqui nos comentários como é que você se sentiu depois de fazer esse exercício. Se você está vendo pelo Facebook, curte minha página, compartilha esse vídeo e marca uma pessoa que está sempre reclamando de dor no pescoço, que está tensa, estressada. Se você está me vendo pelo YouTube, clique em “gostei” aqui embaixo, se inscreve no meu canal e compartilha o link desse vídeo pelo zap, pelo Twitter, pelo Facebook. Você pode fazer isso de duas formas, a primeira copiando e colando o endereço ao lado do navegador e a segunda é procurando em algum lugar perto desse vídeo, é certinho aqui ó, você vai estar me ajudando muito compartilhando esse vídeo com a maior quantidade de pessoas que você conhece e vai ajudar também várias pessoas que vão se beneficiar com essa dica.
Fonte: Alivie a Dor Cervical por Dr. Alexandre Mota