Qual é a real utilidade da Ivermectina?
Será que ela tem alguma utilidade contra o COVID-19 ou ela é melhor para o tratamento de sarna, piolhos e outros parasitas? Se você tem essas e outras dúvidas, venha comigo nesse vídeo que a gente vai conversar sobre isso.
O que é a Ivermectina?
A Ivermectina é uma lactonas macrocíclicas semi-sintética derivada de um conhecido como Streptomyces avermitilis. Ela é rapidamente absorvida pelo nosso intestino e ela vai fazer concentração máxima na nossa corrente sanguínea depois de 4 horas após a ingestão da medicação. E a gente excreve essa medicação pelas fezes. Esse remédio atua nesses parasitas paralisando-os e intensificando a atuação do neurotransmissor conhecido como o GABA (Ácido Gama-Aminobutírico). Na oncocercose, esse remédio também vai destruir as microfilárias que são aquelas formas mas imaturas desse verme.
Indicações da Ivermectina
- Estrongiloidíase
- Oncocercose
- Escabiose (Sarna)
- Piolhos
- Larva migrans
Entretanto, esse remédio não tem nenhuma atuação sobre o COVID-19 e, infelizmente, as postagens habituais desse remédio são equivocadas. A dosagem indicada é de tomada única de 200 microgramas por quilo de peso corporal. Por exemplo, para uma pessoa de 60kg, a dosagem será de 12mg e o comprimido dessa medicação tem seis MG, então para essa pessoa seriam dois comprimidos. Abaixo, está uma tabela de referência do peso e da dosagem indicada e a repetição de outras doses somente com indicação médica.
Efeitos colaterais da Ivermectina
Os efeitos colaterais mais comuns são diarreias, náuseas, vômitos, redução do apetite, indisposição, uma coceirinha de leve sobre a pele, tonturas e tremores. As reações alérgicas graves são raras e, geralmente, essa medicação ela é muito bem tolerada.
Entretanto, é importante destacar o efeito colateral conhecido como reação de Mazzotti. Esse efeito colateral é muito bem conhecido somente contra o tratamento da Oncocercose. Essa doença ocorre nas áreas de riachos e garimpos e é transmitida pela mosca Negra. A pessoa infectada por essa doença pode sentir febre, calafrios, vermelhidão intensa na pele associado a coceira, diarreia, redução da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca. Isso acontece por conta da destruição das microfilárias que a Ivermectina faz no corpo da pessoa.
Essa medicação não é indicada em gestantes e mulheres que estão em amamentação. Ela é um remédio da classificação C daquela tabela de substâncias não indicadas na gestação.
Espero que esse vídeo tenha sido bastante esclarecedor para todos vocês. Não se esqueçam de compartilhar e deixar um comentário aqui nesse vídeo, porque isso ajuda o YouTube a recomendar mais esse canal.