Pular para o conteúdo

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da Doença Arterial Periférica.


O serviço de apoio a pessoas com doença arterial obstrutiva periférica presta serviço de reabilitação vascular de fisioterapia para pacientes que têm obstrução das artérias que irrigam os membros inferiores, incluindo os músculos das pernas. Desde 18 de março, com a pandemia do coronavírus de 2019 (COVID-19), as atividades assistenciais do projeto presenciais estão suspensas e estamos frente a um grande desafio para a manutenção da assistência a esses pacientes, que são grupo de risco, a maioria hipertensos e diabéticos.
Para manter a atividade de exercício que o projeto propõe para esses pacientes, desenvolvemos, em conjunto com uma grande contribuição dos bolsistas alunos que fazem parte desse projeto, o mapa de assistência a esses pacientes. O mapa inclui etapas que passaram desde material educativo, vídeos de exercícios, vídeos de incentivos gravados por nós e, atualmente, a sessão online de tela e reabilitação por vídeo chamada para esses pacientes.
As sessões duram aproximadamente 50 minutos. Iniciamos o exercício com caminhada de leve intensidade e depois que agredimos observando o tempo que o paciente começa a sentir a dor na perna e o tempo que ele consegue caminhar até a dor máximo é parâmetros que utilizamos trabalhasse com a melhor. Depois, finalizamos a sessão com exercício de flexão plantar, que melhora a circulação e fortalece a panturrilha, que é o músculo mais afetado com essa doença.
As sessões estão sendo planejadas por meio de parâmetros que tínhamos dos pacientes em ambulatório antes do isolamento, mas que foram adaptadas para assistir os pacientes. O desafio é grande, pois menos de cinquenta por cento dos nossos pacientes têm acesso ilimitado à internet ao celular. Muitos são de área rural. Mas entendemos a importância da manutenção dessa assistência para que esses pacientes não piorem a sua condição funcional.
Todos nós sabemos que fica difícil, mas estamos comprometidos em fazer o nosso melhor.
Fonte: Atividades de fisioterapia ajudam no combate à Doença Arterial Periférica por TV UFMG