Pular para o conteúdo

Cirurgia Hérnia em bebês: reconhecimento e tratamento da Hérnia Inguinal


Olá pessoal, eu sou a doutora Karla Mat, cirurgiã pediátrica da Casa Crescer, e hoje estou aqui para falar um pouco sobre hérnia inguinal. Se ainda não se inscreveu neste canal, inscreva-se e já pode curtir este vídeo.
A hérnia inguinal nas crianças é diferente dos adultos. Ela normalmente ocorre por uma persistência de um canal que deveria ter fechado ao nascimento do bebê e permaneceu aberto. Esse canal permite a passagem de estruturas da cavidade abdominal para a região inguinal, como por exemplo, intestino e ovário nas meninas, podendo levar a algumas complicações.
Normalmente, o diagnóstico de hérnia inguinal na criança é feito quando a mãe chega no consultório dizendo que percebeu que a criança tem um abaulamento ou uma saliência na região da virilha. Normalmente, percebida pelas mães ou pelo pediatra, é diagnosticada quando a criança faz algum tipo de esforço, chora ou faz alguma atividade física.
O tratamento da hérnia inguinal é sempre cirúrgico. Não existe nenhuma outra forma de se tratar hérnia inguinal a não ser com cirurgia. As principais complicações que podem acontecer na hérnia inguinal são o encarceramento, o estrangulamento e atrofia do testículo.
A principal complicação da hérnia inguinal é o encarceramento, que é o mais frequente de acontecer, quando uma estrutura da cavidade abdominal fica aprisionada, presa nesse canal e diariamente, pode causar um sofrimento e até uma perda de parte do intestino.
A cirurgia nas crianças é feita em regime ambulatorial. Normalmente, a criança opera de manhã e vai embora no mesmo dia. É uma cirurgia relativamente tranquila e simples, onde a gente faz um corte na virilha para corrigir esse canal, fechar esse canal para permitir que não tenha mais a passagem de estruturas da cavidade abdominal para a região inguinal.
O tempo de recuperação das crianças costuma ser em média uma semana, dez dias. A gente já faz essas crianças retornarem ao período das atividades escolares. Mas, em geral, é uma cirurgia bastante simples. Se você ficou com alguma dúvida ainda sobre esse assunto, deixe um recadinho nos comentários e, assim possível, a gente entra em contato para responder.
Fonte: Hérnia Inguinal no bebê: como reconhecer e tratar? [Cirurgia Hérnia] por Eu amo meu bebê