Pular para o conteúdo

Choro emocionado de Lula mostra sua preocupação com a fome, reitera Eduardo Moreira.

Como é que você interpreta esse choro de Lula é presidente eleito do Brasil? Esse choro, Fabíola, assim, eu posso te garantir que é Genuíno sabe. O Lula, como toda pessoa, tem várias virtudes e vários defeitos. Mas eu só passei a perceber o quão Genuíno era, convencional, essa preocupação com essas pessoas que vivem a parte difícil que é viver no Brasil, né, para enfim quase metade da população.

Quando eu comecei a viajar o país, e várias pessoas, eu tô falando aqui do sertão do Nordeste, tô falando até em Estados super ricos, como por exemplo Paraná, em alguns bolsões de pobreza que você tem no sul do país, em vários lugares que eu visitei, as pessoas falaram o seguinte: olha, ao longo de toda a minha vida, pessoas com 60, 70, 80 anos de idade, a única vez que eu senti alguma diferença assim de ter melhorado um pouco foi no período em que o Lula foi presidente, por isso que essas pessoas têm uma gratidão tão grande. Por isso que ele tem um percentual de votos tão grande, né.

E aí a gente tá falando antes até de começar o programa, já estava conversando do programa de aquisição de alimentos, né, que ajudou a revitalizar a economia de várias cidades pequenas, que levou alimento para o monte de gente em cidades pequenas também. O Luz para Todos, que é um programa. A gente não tem ideia aqui, a gente que tá conversando, a gente não tem ideia do que é a vida antes de chegar energia elétrica e depois a mudança que isso significa é gigantesca, né, o programa de cisternas.

As pessoas falavam o seguinte: olha, em alguns lugares que eu falei, o Lula veio aqui, não sei o quê, e falou que ia fazer isso e ele fez. Aí quando eu encontrava com o Lula, eu falava: eu tive naquela localidade, e ele me falava: “Ah, é. E eu prometi que ia fazer.” Ou seja, ele se lembra de verdade. Então, a gente pode falar o que quiser e é isso aí, todo mundo, repito, cheio de atitudes e defeitos, e o Lula não foge a regra.

Mas essa preocupação que ele tem com essa questão da Fome, das pessoas mais fome, etc. É genuína. E não acho que é genuína só porque ele já passou fome. Não, que tem um monte de gente que já veio da pobreza, que já passou fome e etc. Mas depois, o cara, enfim, o cara entra no outra, sabe. O cara entra no jogo do Poder, etc. É que eu acho que é um jogo que o Lula também entrou e, enfim, é um político, né, no bom e no mal sentido.

Fonte: Lula tem choro genuíno de quem sempre teve preocupação com a fome, diz ex-banqueiro Eduardo Moreira por UOL