Pular para o conteúdo

Cefaleia tensional: sintomas, tratamentos e causas explicados

Cefaleia Tensional: o que é?

A cefaleia tensional é uma das dores de cabeça mais comuns que existem. Ela é caracterizada por uma dor em aperto que pega a cabeça como um todo, com predominância na região frontal. Ela não tem um lado que dói mais do que o outro.

Às vezes, a cefaleia tensional pode ter um ponto de sensação de queimação junto. Ela dá mais no fim do dia, depois que você passou um tempo tenso e contraído. Ela não tem as mesmas características da enxaqueca, que tem sensibilidade à luz e barulho, e causa intolerância ao esforço físico.

A cefaleia tensional normalmente é classificada como uma dor de intensidade leve ou moderada, dificilmente chegando a uma intensidade intensa. Porém, no fim do dia, muitas vezes as pessoas convivem com ela durante longos períodos, o que pode minar a qualidade de vida da pessoa e tirar o bom humor da vida.

Causas

É importante prestar atenção nas causas da cefaleia tensional. No trabalho, por exemplo, é importante observar se você está tendo economia de movimentos e se está sentado corretamente. Se existe alguma coisa que está deixando você ansioso ou tenso, isso pode levar você a fazer uma contração dos ombros e da cabeça, o que pode levar à dor.

Além disso, os mecanismos psíquicos de estresse e tensão também podem levar à dor. Por isso, é importante buscar hábitos que levem ao relaxamento e ao controle da ansiedade, como atividade física, atividades de relaxamento (como meditação, yoga e tai chi chuan) e, em alguns casos, buscar o atendimento médico de um neurologista para que seja feito um tratamento.

Tratamentos

Existem vários tratamentos que podem ser feitos para a cefaleia tensional, desde massagens relaxantes musculares até tratamentos de prevenção. Porém, é importante evitar o uso crônico de analgésicos, pois isso pode levar a fenômenos de tolerância (ou seja, cada vez você vai precisar de mais medicação para obter o mesmo efeito) e de cronicidade da dor.

Se a dor de cabeça é algo crônico em sua vida, é importante procurar um neurologista para fazer um tratamento que possa ajudar a aliviar a dor e melhorar sua qualidade de vida.

Se você gostou do vídeo, siga-nos no canal e compartilhe com seus amigos! Até a próxima.

    Fonte
    O que é a Cefaleia tensional ? Sintomas, Tratamentos e Causas por Dr Guilherme Olival