Pular para o conteúdo

Candidíase masculina: Cirurgia ou melhor momento para tratamento?


Olá amigo internauta, hoje gostaria de discutir com você o seguinte assunto: em qual momento durante a candidíase está indicada a cirurgia de remoção de excesso de pele? Bom, na realidade é o seguinte: se você tem excesso de pele e tem candidíase de repetição apenas, sem nenhuma outra doença junto, a resposta é: não há um momento único ou correto de se fazer a cirurgia. O momento certo para realizar a cirurgia é quando o médico e o paciente juntos escolhem entre não fazer a cirurgia e fazer o procedimento cirúrgico e pesam os prós e os contras.
Não vamos fazer a cirurgia de postectomia, beleza? Dá pra ficar sem fazer cirurgia de postectomia, mas é comum o problema estar voltando devido a novos episódios de candidíase de repetição no prepúcio. Agora, se a paciente decidiu fazer a cirurgia, meio que uma regra, acaba a candidíase de repetição, porque a pele é a que é mais doente, digamos assim; vai sair no processo de cirurgia. O pênis vai ficar mais aberto e vai ficar menos exposto à umidade; a secreção vai ficar mais seca. Pode ocorrer diminuição da sensibilidade porque vai ter menos candidíases aparecendo.
Então, o ideal é o seguinte: você com o seu médico urologista decide se vale a pena ou não. Digo, com uma única infecção de candidíase, será que vale a pena já fazer postectomia? Vamos seguir as orientações passadas, tomar os comprimidos, seguir as orientações médicas, todas as dicas, todas as orientações não cirúrgicas.
A partir do momento em que volta uma, duas, três, quatro, várias vezes, começa realmente a incomodar e impactar a qualidade de vida. Aí sim já começa a ter a indicação de se realizar o procedimento cirúrgico após tentar outras opções. Mas o momento exato mesmo que eu possa dizer com certeza é o momento certo, não existe. Tem que ser algo discutido entre o médico e o paciente.
Agora vou citar um exemplo: o paciente tem grande excesso de pele e tem acesso de prepostos, mas, ao exame clínico, tem um anel estreitado abaixo da glande, que aperta a cabeça do pênis. Não tem dúvida, aí já está indicada a cirurgia do anel, que resolve tanto o anel quanto o excesso de preposições. Não vai esperar aparecer uma fimose para depois fazer uma cirurgia de urgência.
Enfim, é isso. Vale muito a pena da consulta médica e do que o paciente está sentindo.
Fonte: Candidiase masculina: Faço cirurgia ou não? Tem um melhor momento? por Urologia Especializada BH