Câncer de Mama
O câncer de mama é uma desorganização celular de células mamárias, frequentemente com origem nos ductos mamários – estruturas responsáveis por levar o leite até o mamilo – ou na área que produz o leite. Quando as células começam a se dividir de forma errada e desordenada, elas podem formar uma massa de células, dando origem a um nódulo ou tumor.
- Os tumores benignos crescem até um determinado momento e param de crescer;
- Os tumores malignos crescem indefinidamente.
A dor não é um sintoma importante para pensar em câncer de mama na maioria das vezes, mas pode ocorrer dependendo da localização do tumor. As situações externas que podem causar câncer de mama incluem o meio ambiente, alimentos e estilo de vida. Já as situações internas são os hormônios e a genética.
A chance de uma mulher desenvolver câncer de mama até os 50 anos é de 2%, e até os 85 anos é de 10%. Por isso, é importante fazer mamografias a partir de uma certa idade para identificar alterações precoces na mama.
Sinais de alerta
- Nódulo ou tumor;
- Microcalcificações em exames de imagem;
- Secreção pelo mamilo com sangue ou líquido cristalino.
Hoje em dia, existem métodos mais simples do que a cirurgia para diagnosticar o câncer de mama, como a biópsia com o auxílio do ultrassom. É importante fazer um diagnóstico preciso para definir o melhor tratamento.
Fonte
Câncer de Mama: O que é, causas e diagnóstico | Educação em Saúde Einstein por Hospital Israelita Albert Einstein