Um casal que também deu o que falar neste 2015 é formado pelos atores Stênio Garcia e Marilene Saade. Logo no fim do ano, voltaram a ser notícia, dessa vez o motivo é uma doença que ambos contraíram. De um lado, a atriz Marilene Saade diz com o rosto inchado, do outro o ator Stênio Garcia deitado na cama. A fotomontagem foi publicada há uma semana na página que a atriz mantém na internet e veio seguida da notícia: os dois estão com caxumba. Marilene escreveu: “só para vocês saberem que mesmo vacinados, a coisa acontece”.
Stênio Garcia e a mulher foram atendidos em um hospital na zona sul do Rio, na última segunda-feira. Eles tomaram soro, foram medicados e fizeram alguns exames. De acordo com a assessoria do hospital, o casal ficou algumas horas na emergência e foi liberado no mesmo dia.
A caxumba afeta as glândulas salivares que ficam perto do ouvido e da garganta. O local fica inchado por causa do aumento do tamanho das glândulas, causa febre e, em alguns casos, interfere até na audição. A transmissão se dá através do contato com as gotículas de saliva de uma pessoa infectada e acontece principalmente nos meses de inverno e primavera.
O grande problema da caxumba é que sete dias antes de iniciar os sintomas, a pessoa já está infectando as outras pessoas, principalmente os contatos íntimos, ou seja, aquelas pessoas que compartilham a mesma casa, que vivem muito juntas, namoradas, esposas ou do esposo. Foi isso que aconteceu com o casal de atores, Marilene pegou o primeiro, logo depois Stênio.
Normalmente, a vacinação contra caxumba é feita quando a criança completa o primeiro ano de vida. Ao todo, são duas doses que podem ser aplicadas até os 19 anos de idade. Já no caso dos adultos, entre 20 e 49 anos, a recomendação é tomar uma dose única.
Stênio e Marilene dizem que foram vacinados, mas não informaram em que período da vida. A probabilidade de uma pessoa vacinada pegar caxumba é muito baixa porque é uma vacina muito eficaz. Agora é óbvio que existem alguns problemas, mas ela precisa ser condicionada a uma determinada temperatura, aplicação tem que ser de forma adequada.
A secretaria de saúde informa que só no estado do Rio de Janeiro, onde mora o casal, foram identificados em 2015, 351 surtos de caxumba, ou seja, lugares onde houve um aumento fora do normal de casos em um curto espaço de tempo. Até o momento, foram notificados 2.886 casos suspeitos. No ano passado, 570 casos foram confirmados em todo o estado.
Muito frequente o óbito, mas existem casos de caxumba, especialmente nos adultos, que podem evoluir para meningite, encefalite. Esse sim um quadro bastante grave. Além de anunciar que estavam doentes, Marilene criticou a situação da saúde pública no país. Ela disse que se sentiu lesada por não ter sido orientada sobre um possível surto da doença e escreveu: “Não nos alertaram, que revolta pagar impostos e viver nesse antro de doenças”, e encerrou com a expressão “onda de caxumba no Rio de Janeiro”.
A subsecretaria está monitorando os casos junto às secretarias municipais de saúde. Ainda não há evidência de epidemia da doença no estado do Rio de Janeiro. O tratamento de caxumba é a base de repouso de pelo menos dez dias e é justamente o período de molho que preocupa Marilene. Ela está prestes a estrear uma peça ao lado do marido e ainda não sabe se o evento vai ter que ser adiado.
Fonte: Caxumba atinge o ator Stênio Garcia e a esposa por Domingo Espetacular