Pular para o conteúdo

Aprenda sobre visão embaçada após conjuntivite: causas e tratamentos

Por que a conjuntivite pode deixar a visão embaçada?

Olá, eu sou Claudia Del Claro, oftalmologista, e criei esse canal para você que tem dúvidas a respeito da sua visão e que quer aprender a cuidar melhor dos seus olhos.

As conjuntivites transmissíveis são a bacteriana e a viral. A bacteriana é mais tranquila e, com o tratamento correto, pode ser resolvida em poucos dias. Já a viral tem um curso completamente diferente, podendo durar de sete a 15 dias e deixar os olhos muito feios, dependendo da virulência do vírus.

Depois de quase ficar bom, é comum a visão ficar toda embaçada. Isso ocorre porque quando o vírus infecta a córnea, durante o processo de melhora, ocorre uma reação autoimune na córnea e se formam infiltrados subepiteliais, ou seja, abaixo da primeira camada da córnea. Isso deixa a córnea com manchas brancas, que prejudicam a visão.

É importante procurar um oftalmologista logo no início dos sintomas e não se automedicar. A contaminação da conjuntivite é por contato, então é fundamental evitar colocar as mãos nos olhos e sempre lavá-las bem.

Dicas para evitar a conjuntivite:

  • Nunca coloque as mãos nos olhos;
  • Não aperte ou coce os olhos;
  • Lave as mãos frequentemente e sempre antes de tocar nos olhos.

Gostou dessas dicas? Compartilhe esse vídeo com seus amigos pelo WhatsApp.

Fonte
Conjuntivite – Visão Embaçada Após a Conjuntivite por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista