O que é drenagem linfática e qual é a finalidade dessa massagem?
Drenagem linfática é uma técnica que visa drenar os líquidos excedentes para os gânglios que têm a função de filtrar a linfa. A linfa é um líquido amarelado que contém resíduos metabólicos e toxinas. Com a drenagem linfática, você potencializa aquilo que o seu corpo já faz lentamente, drenando essa linfa para os gânglios, onde é filtrada. A parte da linfa drenada é eliminada pelos rins, estimulados pela massagem, e outra parte é eliminada através da sudorese ou suor.
A drenagem linfática é indicada para pacientes que sofrem de edema, retenção de líquidos, após intervenções cirúrgicas, tomam medicamentos que fazem inchar, praticam atividades físicas, têm problemas de stress e dificuldades para dormir, e até mesmo para aumentar o sistema imunológico.
Pacientes com processos infecciosos, inflamatórios, febre ou trombose não podem fazer a drenagem linfática sem orientação médica. A frequência da massagem varia de acordo com a disponibilidade financeira e a alimentação do paciente. É recomendado fazer a massagem pelo menos duas vezes por semana e até mesmo todos os dias, desde que respeitando o tempo do organismo para eliminar as toxinas.
Se tiver mais perguntas, deixe nos comentários!
Fonte: O Beabá da Drenagem Linfática | Canal Renata França por Renata França