Pular para o conteúdo

Apraxia da fala: Diferenças entre DEL e Autismo


Olá! Neste vídeo, falaremos sobre as principais diferenças e características de crianças com autismo, crianças com apraxia de fala e crianças com o distúrbio específico de linguagem. Esses transtornos apresentam manifestações muito próximas e estão relacionados com atraso de fala.
Esses transtornos podem se manifestar isoladamente ou podem estar associados, sendo fundamental uma equipe multidisciplinar para fechamento do diagnóstico. O desenvolvimento da fala de uma criança ocorre de forma gradual, respeitando as etapas de maturação neuronal.
Crianças não nascem com os movimentos e fala já desenvolvidos. Esses movimentos serão aprendidos através da imitação e das brincadeiras locais. É um processo altamente complexo e refinado.
Nos casos de apraxia de fala, os bebês até 12 meses costumam ser muito quietos e babam um pouco, apesar de interagirem muito bem com os adultos. Após um ano de idade, falam muito pouco e costumam ficar irritados por não conseguirem produzir sons de fala. Geralmente, compreendem tudo o que falamos com ela.
Suas primeiras palavras podem aparecer tardiamente, por volta dos 4 anos de idade. Uma criança com apraxia de fala utiliza muito as expressões faciais, gestos, os sons não-verbais como os sons dos animais, imitar os sons dos instrumentos, sons isolados, muito mais as vogais do que as consoantes, ou produção de sílabas isoladas. São crianças que têm intenção de comunicação, em outras palavras, apraxia de fala é um distúrbio neurológico motor que afeta a produção dos sons da fala.
Acontece em decorrência do prejuízo no planejamento e programação da sequência dos movimentos articulares. Essas crianças também manifestam fala identificada, muitas pausas e uma dificuldade com entonação, com a prosódia, com a variação de entonação na hora da fala.
As crianças com apraxia de fala podem apresentar dificuldades sensoriais, como por exemplo, o incômodo com a etiqueta da roupa e escovar os dentes, e principalmente com alimentação. Têm dificuldade de engolir, movimentar a língua, soprar e sugar. Porém, é frequente a criança com autismo ter associado a um quadro de apraxia de fala, no qual, além de todas as características do autismo já citadas nos vídeos anteriores, também apresentará dificuldades significativas na programação da fala.
Para saber mais sobre o assunto, acesse www.axis.com.brasil.org.br. As crianças com o distúrbio específico de linguagem, denominado DEL, apresentam um atraso de fala em pelo menos 12 meses em relação à idade cronológica. Essas crianças não têm prejuízo sensorial, cognitivo, neurológico ou socioemocional que possam justificar os problemas de linguagem.
Em crianças com DEL, tem dificuldades em entender frases ou palavras específicas, em seguir ordens verbais e dificuldades em manter o tema de uma conversa. Em última análise, a eclosão da destrutividade, a dificuldade de compreensão verbal e a dificuldade de socialização ocorrem de maneira muito mais intensa, o que diferencia este quadro dos outros dois.
Quanto mais cedo acontecer a intervenção, mais favoráveis serão à evolução dos casos. Lembrando que o diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar. Inscreva-se no nosso canal, ative o sininho para receber as nossas atualizações e dê um like. Assim, você ajudará mais pessoas a receberem informações e dicas sobre o universo infantil e autismo.
Até o próximo vídeo!
Fonte: O que é apraxia da fala? | Diferenças entre apraxia, DEL e autismo por ALUZAZUL