Benefício por incapacidade para portadores de lúpus – Dicas para conseguir
Hoje vamos falar sobre a possibilidade da pessoa que tem a doença de lupo receber um benefício previdenciário por incapacidade do INSS. Vou te dar várias dicas de como conseguir e garantir esse benefício, então fique ligado até o final.
Escutamos muito as pessoas afirmarem que ter lúpus não gera direito a benefício por incapacidade. Na verdade, cada situação deve ser analisada individualmente, pois a doença de lúpus tem vários sintomas e deve-se comprovar que o sintoma que você tem dessa doença gera incapacidade para o trabalho. Esse sintoma pode se agravar se você continuar trabalhando na função que está hoje.
- Por exemplo, quem tem lúpus discóide que é tem aquele sintoma mas intenso de irritação na pele, causa vermelhidão e erupções na pele, não pode trabalhar no sol porque trabalhando exposto aos raios solares a doença pode até evoluir para um câncer de pele. Então, vamos supor que você seja um agricultor, você provavelmente vai conseguir o benefício por incapacidade, muito provavelmente vai conseguir aposentadoria por invalidez, pois visto que é lúpus não tem cura, é uma doença crônica e auto-imune. Muito provavelmente você vai garantir a sua aposentadoria por invalidez porque os sintomas da doença são incompatíveis com a função que você exerce no trabalho.
- Se o portador de lúpus discóide trabalha como auxiliar de escritório é muito provável que ele não consiga o benefício por incapacidade ou aposentadoria por invalidez, porque ele trabalha protegido dos raios solares, então a doença não é incompatível com o trabalho.
- Porém, se a pessoa apresenta a lúpus sistêmico, que é irritação de todos os órgãos do corpo, é provável que ela consiga, independente do trabalho que ela realiza, o benefício, pois essa doença causa fadiga, depressão e até alimentação para os atos básicos do dia a dia. Nesse caso, independente da função que exerça, ela se em considerar o benefício conseguirá no mínimo o auxílio-doença.
E é muito recorrente as pessoas portadoras de lúpus chegarem ao escritório relatando que têm até dificuldade de ingressar no mercado de trabalho, quando a doença causa erupções na pele. E ela tem razão, na verdade, existem até vários projetos para incluir a lupus como uma doença que causa um alto estigma social, porque as pessoas realmente sofrem um preconceito só por terem essa doença.
A concessão da aposentadoria por invalidez fica viável, embora a pessoa não tenha tantos sintomas que a incapacitem, mas só pela negação do estigma social é possível a concessão de um benefício previdenciário.
E a dica do dia é que você, quando for solicitar o seu benefício por incapacidade, esteja submetido a um tratamento médico. A gente sempre fala isso porque não basta ter a doença, é necessário demonstrar que essa doença ela causa incapacidade para o trabalho, ela causa desconfortos e por isso você se submete a um tratamento médico. Você não vai ao médico esporadicamente, mas você está ali de forma recorrente, está se submetendo a um tratamento, fazendo uso de medicamento e tudo isso você tem que comprovar no momento da sua perícia.
Espero que eu tenha ajudado com essas dicas. Se tiver alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que nós vamos responder a todos eles. Até a próxima!