Exame Preventivo e outras Infecções Vaginais
Você fez o exame preventivo de câncer de colo do útero e ficou tranquila com o resultado normal. No entanto, é importante lembrar que o papanicolau detecta apenas alterações causadas pelo vírus do HPV e não é capaz de identificar outras infecções que podem afetar a saúde vaginal.
- Candidíase
- Tricomoníase
- Vaginose bacteriana
- Gonorreia
É possível que essas infecções não sejam identificadas no exame preventivo, pois ele não foi feito para isso. No entanto, existem outros exames que podem ser feitos para detectar essas infecções, como o PCR e a cultura.
PCR
O PCR é um exame que pode ser feito na mesma coleta do exame preventivo e é capaz de identificar diversas infecções, como clamídia, gonorreia, herpes, micoplasma, ureaplasma, candidíase e tricomoníase. No entanto, ele é um pouco mais caro que o exame preventivo.
Cultura
A cultura é um exame que deve ser feito separadamente, no laboratório. Ele é capaz de identificar infecções por meio do crescimento de bactérias ou fungos em meio de cultura. É possível fazer cultura para candidíase, micoplasma, ureaplasma, gonorreia, entre outras infecções.
Por isso, é importante conversar com seu médico sobre a necessidade de realizar outros exames além do preventivo, como forma de prevenção e cuidado com a saúde vaginal.
Lembre-se de pedir para seu médico incluir no mínimo a pesquisa de clamídia, que é uma infecção comum e pode causar infertilidade.
Se gostou desse conteúdo, curta, compartilhe e se inscreva no nosso canal.
Fonte
Exames para analisar Corrimentos ( PCR para IST s, DST s) por Médico da Mulher