Pular para o conteúdo

Alumínio em excesso pode estar associado a Alzheimer e câncer.


Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Doutor Leonardo Higashi, Endocrinologista e Nutrólogo da Quinta e Gáse. Hoje vamos conversar sobre a intoxicação crônica por alumínio. Infelizmente, estamos vivendo em um mundo extremamente poluído, onde milhares de toxinas são jogadas todos os dias no ambiente, contaminando a nossa comida, nossa água, nossa bebida, nosso ar e até mesmo nossa pele. Isso está causando o aumento do risco de diversas doenças, inclusive a intoxicação por alumínio.
O alumínio é um metal pesado que está muito presente em nossa vida. Estamos vivendo na era do alumínio, com panelas, enlatados, produtos cosméticos e até mesmo na água existem sais de alumínio usados para decantar as impurezas da água. Isso está levando ao aumento da intoxicação crônica por alumínio. Estudos já demonstraram que o excesso de alumínio de forma crônica pode ocasionar algumas doenças, como por exemplo, o Alzheimer.
O alumínio se deposita nos tecidos e leva a uma disrupção de um sistema antioxidante extremamente importante do nosso corpo, gerando mais estresse oxidativo. Esse estresse oxidativo lesa a célula e aumenta o risco de doenças crônicas. Um estudo da Universidade de Innsbruck, na Áustria, demonstrou que as mulheres que utilizavam desodorantes mais de uma vez por dia e quanto mais precoce iniciado o uso desses produtos, aumentou o risco de câncer de mama, e uma das hipóteses que acreditam que está relacionada com o aumento do risco desse câncer, é relacionado com alumínio contido nos desodorantes.
Para evitar esse processo, devemos evitar ao máximo o contato com o alumínio. Isso inclui evitar panelas de alumínio, outros tipos de materiais como o inox ou cerâmica, evitar enlatados e produtos industrializados, cosméticos que contenham alumínio e buscar sempre ter bons hábitos como atividade física e alimentação saudável rica em verduras e antioxidantes. Submeter-se a um tratamento específico de retirada de alumínio é necessário para quem possui níveis muito altos do metal.
Fonte: O excesso de alumínio esta relacionado a Alzheimer e Câncer. por Clínica Higashi