Intoxicação Alimentar
Intoxicação alimentar é a condição clínica relacionada a ingestão de água ou alimentos contaminados por toxinas, parasitas, vírus ou bactérias. É também conhecida como Jecagastroenterocolite aguda.
Os sintomas variam desde dor abdominal, náuseas, diarreia, vômitos até febre, desidratação e presença de sangue nas fezes em casos mais graves.
A duração dos sintomas varia de acordo com a aggressão e defesa do organismo, podendo durar de 1 a 2 dias até 7 a 10 dias.
O tratamento geralmente é feito com hidratação adequada e manutenção da alimentação. É importante continuar se alimentando e tomar medicação para náusea, vômito e diarreia.
As bactérias Salmonella e Chiguela são as mais comuns causas de intoxicação alimentar.
Os alimentos que mais causam intoxicação alimentar incluem frutos do mar, ovos, leite não pasteurizado, verduras e frutas mal higienizadas, e maioneses mal conservadas ou preparadas com antecedência.
Para prevenir a intoxicação alimentar, é importante tomar cuidados de higiene básicos como lavar as mãos e conservar os alimentos em geladeira. Evitar consumir alimentos preparados com antecedência e mal refrigerados também é recomendado.
Para se recuperar de uma intoxicação alimentar, é importante manter uma boa alimentação durante o quadro, ingerindo água, chá e sucos, além de uma alimentação mais leve e pobre em gorduras e frituras. Evitar a cafeína, pois pode acelerar o trânsito intestinal e piorar os sintomas.
Fonte: Saiba quais são os alimentos que mais causam intoxicação alimentar | DE Responde por Domingo Espetacular