Pular para o conteúdo

Álcool e gastrite: entenda a relação e saiba como prevenir

Gastrite e o álcool: como tratar?

Olá pessoal, meu nome é Voz do Que e hoje vamos falar sobre a relação entre o álcool e a gastrite. A gastrite é uma inflamação na parede do estômago que pode causar sintomas como dor, ardor e refluxo.

O refluxo ocorre quando a comida volta para o esôfago, causando desconforto e até mesmo tosse seca. Para tratar o refluxo, o médico geralmente prescreve o medicamento Domperidona, que deve ser tomado 30 minutos antes das refeições.

O álcool é extremamente irritante para a parede do estômago, assim como comidas gordurosas e medicamentos anti-inflamatórios. O consumo excessivo de álcool pode causar ou agravar uma gastrite aguda ou crônica.

A gastrite crônica pode ser diagnosticada juntamente com o H. pylori ou uma doença autoimune, e pode evoluir para úlceras e até mesmo câncer. Por isso, é importante tratar a gastrite corretamente.

Medicamentos para tratar a gastrite

  • Omeprazol
  • Pantoprazol
  • Kit Agapilore (para H. pylori)

Os antiácidos aliviam os sintomas da gastrite, mas não tratam a inflamação. Além disso, é importante diminuir o consumo de álcool e alimentos gordurosos para evitar agravar a gastrite.

Lembre-se de sempre usar a medicação correta prescrita pelo médico e manter um equilíbrio em tudo que fizer.

Espero que tenham gostado do conteúdo. Não se esqueçam de se inscrever no canal e deixar seu like para mais conteúdos como esse.

Fonte: ÁLCOOL E A GASTRITE por Danielle Borges Farmacêutica