Você tem ou conhece alguém que tem aftas na boca? Se sim, preste atenção neste vídeo, pois é disso que vou falar.
Afta é uma lesão dolorosa e ulcerativa que pode se manifestar em algumas regiões específicas da cavidade oral, como a mucosa jugal, o palato mole, o ventre da língua e o assoalho da boca. Ela normalmente melhora em poucos dias, com ou sem o uso de medicação tópica.
Algumas deficiências de vitaminas, como a vitamina B12, o ferro e o ácido fólico, algumas doenças hematológicas, como a neutropenia, e alguns alimentos, como chocolate, nozes, castanhas ou avelã, podem causar aftas. Além disso, elas também costumam piorar com estresse emocional, no sexo feminino principalmente no período menstrual ou associadas a alterações hormonais.
Quando as aftas duram mais de sete a dez dias, são extremamente dolorosas e não melhoram com analgésicos habituais, podem estar associadas a uma doença mais grave. Por isso, é importante ficar atento a esses fatores e buscar ajuda médica.
No Brasil, muitas lesões dolorosas são confundidas com a afta, mas elas podem ser infecções, como a doença mão-pé-boca, primeira infecção herpética e placa de pele, ou até mesmo câncer de cavidade oral.
É importante procurar ajuda médica com otorrinolaringologistas ou com dentistas para ter um diagnóstico e tratamento preciso. Os tratamentos divulgados na internet, como o uso do bicarbonato e a cauterização das aftas, não alteram o curso da doença e podem até ser prejudiciais ao paciente.
Se você está gostando do canal Futura Ajuda, inscreva-se no canal para receber os vídeos toda semana. E se gostou deste vídeo, curta e compartilhe com seus amigos e familiares!
Fonte: AFTAS: CARACTERÍSTICAS E SURGIMENTO por DOUTOR AJUDA