Pular para o conteúdo


Hoje vamos falar sobre a frequência cardíaca de repouso. Ela pode dizer muito mais sobre o nosso organismo do que a gente pode imaginar. Antes de mais nada, se você tem qualquer suspeita, médico cardiologista, tudo ok? Checkup aí. A gente pode começar a conversar.
Todo mundo está familiarizado com as zonas de treinamento, limiar de lactato, FTP, potência, e as pessoas esquecem que a frequência cardíaca é um ótimo indicador. Não só de saúde, mas de performance. Alterações na frequência cardíaca de repouso podem estar relacionadas a diversos fatores, como sono, stress, medicamento, alimentação e hidratação, entre outros. Mas para o nosso caso, excesso de treino ou intensidade, pouco tempo de recuperação, frequência de recuperação esperada para a média populacional entre 60 e 100 batimentos.
A diminuição da frequência cardíaca de repouso é apenas uma das adaptações positivas geradas por uma rotina de atividade física, isso porque o seu coração se torna mais eficiente. Ele consegue bombear a mesma quantidade de sangue do sistema circulatório com o menor número de batimentos. Isso porque a câmara que recebe o sangue ela se torna maior, a cada contração você aumenta a quantidade de sangue, de novo. Você consegue suprir as necessidades do seu organismo, tanto em repouso quanto em atividade, com um número proporcionalmente menor de batimentos.
Quando você compara como coração treinando ou menos saudável, isso quer dizer que o seu organismo ele precisa trabalhar mais para circular a mesma quantidade, disse porque a frequência cardíaca de repouso é importante. Ela reflete um máximo de eficiência com o mínimo de gasto de energia. Isso quer dizer que alterações na frequência cardíaca de repouso podem refletir, no nosso caso, recuperação insuficiente, treinos que são muito longos ou muito intensos.
O importante é ter o hábito todo dia de manhã, antes de levantar da cama, frequência cardíaca. E isso tem que ser um hábito, porque você não vai acordar sempre com a mesma frequência cardíaca. Domingo, alto, ansioso, ou receber uma promoção, tudo isso interfere. Mas depois de alguns meses mencionando a frequência cardíaca, você consegue correlacionar de forma mais fácil uma frequência cardíaca diferente com algum evento que aconteceu, principalmente na sua rotina de treinos.
Antes de você sentir que você não está sustentando a sua rotina de treino, a sua frequência cardíaca já vai dar sinais com pequenas alterações, 2, 3, 4 batimentos diferentes da média. Sempre que a frequência cardíaca começou a ter um comportamento diferente, daí você sente que a sua rotina de treino está pesada, administra, espera a frequência cardíaca de repouso voltar, e daí você começa a reconstruir o que você está fazendo em relação à rotina de treino. Tudo começa na recuperação, e a frequência cardíaca faz parte disso. Começa a mensurar desde hoje pela manhã, antes de levantar.
Fonte: FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO. O QUE PODE DIZER SOBRE VOCE E SEU TREINO. por Samuel Ferraz