Você já teve cólica menstrual e precisou faltar na escola ou no trabalho por causa daquela dor chata que vem todo mês? Esse é o tema do nosso vídeo hoje. Vamos apresentar melhor a cólica menstrual.
O ciclo menstrual acontece todo mês no corpo da mulher. Todo mês, o corpo da mulher se prepara para engravidar. Os ovários liberam um óvulo que caminha através da trompa até o útero. O útero, por sua vez, faz com que o endométrio, que é a camada mais interna dele, cresça, querendo se preparar para receber esse embrião que é o ovo fecundado. Se a liberação dessa substância for excessiva, gera uma cólica mais forte. A quantidade dessa substância é mais alta nos primeiros dias da menstruação. Por isso, temos mais cólica nessas datas. A cólica pode variar de pessoa para pessoa e depende de alguns outros fatores.
A cólica menstrual, ou dismenorreia, que é o termo médico, é uma menstruação dolorosa. Ela é caracterizada por dor no pé da barriga que vai e volta, que pode irradiar para as coxas ou para a região lombar. Além disso, você pode ter outros sintomas associados, como náuseas, vômitos, alterações intestinais e dores de cabeça.
As cólicas menstruais são divididas basicamente em dois tipos: as primárias e as secundárias. As primárias não têm nenhuma doença pélvica associada. São causadas pelo mecanismo que foi explicado anteriormente. Geralmente, têm início desde as primeiras menstruações. Já as secundárias têm uma doença pélvica associada, ou seja, tem algum problema na região da bacia que está causando essa dor.
Se você tem dores desse tipo, a primeira coisa que temos que avaliar são os sinais de alarme. Você está grávida ou tem alguma suspeita que possa estar grávida? Se a resposta for sim e você estiver tendo dor forte no pé da barriga, deve procurar um pronto-socorro porque isso pode ser uma gravidez ectópica, que é uma gravidez fora do útero, ou um aborto espontâneo.
Existem muitas outras causas de cólica menstrual. Portanto, procure um ginecologista. A cólica menstrual é uma das principais causas de falta na escola e no trabalho, é uma das queixas mais comuns no consultório, mas tem tratamento. Portanto, procure um ginecologista.
Essa é a intenção do canal doutor ajuda ajudar você a ser um paciente mais bem informado e assim auxiliar o seu médico a um diagnóstico mais preciso. Se gostou do vídeo, não deixe de se inscrever no canal doutor ajuda e deixar seus comentários.
Fonte: TUDO SOBRE CÓLICAS MENSTRUAIS por DOUTOR AJUDA