IRRITABILIDADE, NERVOSISMO, O CHORO E DEPRESSÃO. Esses são sintomas comuns da Tensão Pré-Menstrual (TPM). A TPM se manifesta dez dias antes da menstruação e traz também o inchaço, dor de cabeça, dor nos seios e indisposição.
A TPM é um conjunto de sinais e sintomas que é o que a gente chama de uma síndrome, não é doença, mas é passível de tratamento que ocorre de acordo com a intensidade na mulher, de mais ou menos sintomas, ou seja, de TPM forte, contém muitos sintomas e TPM fraco, tem pouco sintoma. Esses são os dias que antecedem a menstruação, um período de dia que a mulher apresenta sinais e sintomas ruins passou à saúde, causados pela variação hormonal.
Uma vida saudável, com uma boa alimentação, exercícios físicos e um bom relacionamento familiar podem amenizar as manifestações no organismo das mulheres. O que muitas delas não sabem é que alguns alimentos podem ser prejudiciais e aumentar os sintomas pré-menstruais.
Os alimentos que pioram muito essa fase são os alimentos que as mulheres mais consomem, como o chocolate, o cafezinho pretos, os chás que contém cafeína, como chá preto ou chá mate, e o chá verde, e os refrigerantes de cola. Os alimentos que têm muito sódio, então, são os enlatados e os embutidos, e deveriam ficar fora desse período completamente. Alimentos derivados do leite devem ser consumidos durante toda a vida e não só na TPM.
Mas verduras de folhas devem ser consumidas em abundância e alimentos ricos em vitaminas, como as frutas, também fazem parte do cotidiano das mulheres. É por exemplo, a soja lentilha ajuda bastante. A banana, o alface, peixe, como por exemplo atum, a sardinha, o salmão, a truta e os vegetais de folha verde escuro são alimentos que vão ajudar bastante no controle da TPM. E o mais importante de todos, a questão da água. O inchaço e a cólica são comuns durante a menstruação.
Alguns problemas já existentes nos ovários e útero podem ocasionar e aumentar a cólica no período menstrual. A cólica menstrual é um outro sintoma da TPM. Ela começa a ter cólica antes da minha situação já no período menstrual. Ferida no útero, a cólica; infecção no útero, a cólica; corrimento, a cólica; infecção nos ovários, a cólica. Agora, qualquer patologia que esteja ligado do ovário até o útero até a vagina apresenta a paciente vai apresentar a cólica. Já o inchaço se dá pela retenção de líquidos.
O pessoal acha assim, eu tô retendo líquido, não vou tomar mais água. E ao contrário, tem que tomar mais água do que o normal. A gente fala que uma média de 2 litros, então é de 2 a 3 litros por dia, para melhorar isso, e isso ajuda na questão de melhorar as cólicas também. Em alguns alimentos que têm mais magnésio, a gente indica algumas castanhas, como de Pará e caju que também ajudam bastante nisso. Aí a paciente tem que procurar o seu médico, fazer um exame adequado, ver qual pílula é mais adequada para ela, procurar ter uma dieta boa.
Outra coisa que diminui muito a tensão pré-menstrual são os exercícios. Paciente que fazem caminhadas, que jogam, praticam qualquer esporte, diminui muito o número de neurotransmissores no sangue e diminui muito a quantidade de tensão pré-menstrual.
Fonte: Saiba quais são os sintomas da TPM por TV Sul