Pular para o conteúdo

Tudo sobre aftas: perguntas e respostas com especialista.

Olá, eu sou Celso Lemos, cirurgião dentista especializado em estomatologia. Hoje nós vamos tirar algumas dúvidas sobre as aftas.

A primeira pergunta veio de Teresa: por que surgem aftas na boca? A gente não sabe o que causa exatamente a afta. A gente sabe que é uma desordem inflamatória bastante comum, afetando até três pessoas a cada dez na população.

A segunda pergunta, Isabella Martorelli, foi sobre por que as crianças sofrem mais com as aftas. Como a doença é uma doença inflamatória, provavelmente o sistema imune das crianças ainda está em formação. Por isso, as pessoas de cinco crianças de 5 até adolescentes na idade adulta até os 19 anos são as pessoas mais acometidas pelas aftas.

A Claudia Gazarini pergunta se a má formação dos dentes pode causar aftas. Não há, mas escovação, senão ela não pode causar, mas a boca com uma higiene inadequada pode piorar os sintomas da afta já presentes na boca.

O Serrano Tiago pergunta se as frutas cítricas e as taxas podem realmente causar aftas. Para algumas pessoas, frutas cítricas desencadeiam a doença, as aftas são chamadas por nós de úlceras aftosa recorrente.

A Flávia sempre pergunta como meus lábios, bochechas ou língua. Elas aparecem porque a gente acredita que o trauma desencadeia inicialmente uma úlcera traumática, uma ferida traumática que acaba desenvolvendo uma afta local, durando aí de sete a dez dias para cicatrizar. Isso é muito comum, por exemplo, em pessoas que usam aparelho ou próteses e se machucam com esses aparelhos.

A Marina Hazare pergunta: passar bicarbonato de sódio ajuda ou piora a afta? Apesar de ser um remédio muito popular, a gente não recomenda que isso seja o tratamento de escolha porque hora que você está aplicando bicarbonato, você está destruindo todas as terminações nervosas daquela ferida da afta e isso causa uma anestesia local e para o paciente está tratado, mas isso pode muitas vezes prolongar a duração das aftas.

A Dell Brasil pergunta se a afta pode ser transmitida através do beijo. Não, a afta não pode ser transmitida através do beijo. O que às vezes acontece é que o paciente acha que ele tem uma afta, mas ele pode ter outras doenças que o estomatologista pode ajudar a fazer o diagnóstico correto.

Vasconcelos 5803 pergunta: sexo oral é prejudicial para quem tem afta? Não existe nenhuma relação entre a afta e sexo oral. O que se pode falar sobre o assunto é que a afta, por ser uma ferida, ela favorece a sua boca a outras infecções locais, por isso que pode haver essa relação, mas a resposta é não.

Fonte: Aftas | Tira-dúvidas com especialista #04 por Drauzio Varella

Marcações: