Demência frontotemporal
Existem vários tipos de demência, e a demência frontotemporal é menos conhecida do que a demência de Alzheimer, por exemplo. Quando ocorre um declínio de algumas funções cerebrais, pode haver prejuízo na função da pessoa no dia a dia, no trabalho, na aprendizagem e no relacionamento com outras pessoas.
A demência frontotemporal não atinge a memória especificamente, mas sim a personalidade e comportamento da pessoa. Na fase inicial, ocorre a perda de controle emocional em outras áreas, mas a memória é mantida.
A demência é uma doença incurável, mas existem medicamentos que diminuem a progressão da doença, tornando a evolução mais lenta.
A demência frontotemporal é mais comum em pessoas de 45 a 65 anos e as mudanças no comportamento podem ser percebidas gradualmente pelos familiares, como hipersexualização, perda de tato nos relacionamentos sociais e desinibição. A fala também pode mudar, incluindo linguagem desordenada e palavrões.
Os familiares precisam entender que a demência é uma doença e não um problema de caráter, e o tratamento pode ajudar a controlar o comportamento.
Fonte: Demência frontotemporal: saiba quais são os sintomas | DTUP por Rede Super de Televisão