Notícia bombástica: o banheiro não é o único lugar sujo da sua casa, você sabia? A verdade é que o banheiro é sujo sim, mas como fazemos aquela limpeza pesada frequentemente, acaba não sendo tão perigoso assim. Mais um dado surpreendente: segundo o estudo realizado pela Fundação de Pesquisa para a Saúde e Segurança Social, os hábitos de limpeza que nós temos podem transformar a nossa casa em um ambiente perfeito para a criação de bactérias e, consequentemente, a transmissão de doenças.
Então, vamos lá, pegue um balde, um pano e é hora da faxina! Eu sou o Guilherme Max e saiba agora quais são os dez locais da sua casa que mais possuem bactérias:
- Carpete ou tapete: por mais confortáveis, macios e bonitos que os carpetes e tapetes sejam, eles são convites perfeitos para fungos e bactérias viverem. Sabia? Então não hesite em lavá-los com máquina a vapor pelo menos a cada seis meses e pretenda manter a limpeza deles sempre em dia durante as páginas também.
- Bancada na cozinha: era bancada da cozinha que a gente abre pacotes de comida, colocamos as sacolas de compras, jogamos as chaves e até preparamos algumas refeições, não é mesmo? E é exatamente por isso que esse local é um grande atrativo de bactérias. O ideal para lavar as bancadas é usar água e sabão sempre que preparar algum prato.
- Esponjas: com qual frequência você troca as esponjas de lavar louça e também de tomar banho? Bom, a verdade é que elas são consideradas verdadeiros parques de diversões para centenas de fungos e bactérias. O ideal é trocá-las em no máximo duas semanas.
- Botões do fogão: enquanto estamos cozinhando e manuseando os alimentos, acabamos entrando em contato com bactérias presentes leis que ficam em nossas mãos contaminadas quando encostamos nos botões do fogão, assim eles acabam se tornando uma namorada perfeita para bactérias.
- Copinho de escova de dentes: se tem uma coisa prática para deixar o banheiro mais organizado e bonitinho, essa coisa é aquele copinho que nós usamos para a porta escova de dentes, mas foi que você sabia que esses copos acumulam milhões de bactérias e a gente nem percebe? A dica é a seguinte: procure sempre jarras de plástico ou aço inox e faça a limpeza deles duas vezes por semana.
- Potes de animais: sabem que os pratinhos de comida dos cachorros e gatos também são cheios de bactérias? Já é de se imaginar, né? E por isso é recomendável lavar os pratinhos todos os dias com água e sabão.
- Cafeteira: fazer um cafezinho em uma cafeteira elétrica, além de prático, permite inovar em cápsulas com sabores diferentes, misturas incríveis. Mas muita gente se esquece da necessidade de lavar por inteiro de vez em quando e até deixar de molho no vinagre por um tempo. A verdade é que mofos, fungos e bactérias costumam gostar do ambiente escurinho e úmido das cafeteiras.
- Chuveiro: sabe aquela água que sobra no chuveiro depois que a gente toma banho? Esse líquido acumulado lá pode ficar infestado por bactérias causadoras de problemas na pele. Sempre seque bem o chuveiro e a banheira depois de um banho e procure desinfetar pelo menos uma vez por semana.
- Dispositivos tecnológicos: os teclados de computador e a tela do celular abrigam tantos microorganismos que você nem consegue imaginar, e a maioria deles são bactérias. Um teclado pode acumular até 450 tipos diferentes de germes. É assustador, né?
- Pia da cozinha: acredite se quiser, a grande campeã de contaminação por bactérias é a pia da cozinha. Você acredita nisso? E essa quantidade toda de bactérias ocorre pela constante presença de restos de alimentos no local. O que fazer pra dar uma limpadinha melhor na pia? Lave a pia da cozinha muito bem lavada com água quente e sabão.
Fonte: 10 Locais Da Sua Casa Que Mais Possuem Bactérias por Fatos Desconhecidos