Infarto Agudo do Miocárdio
Bem pessoal, uma coisa que eu tenho visto muito aqui perguntando é: por que cada vez mais eu tenho ouvido pessoas tendo infarto agudo do miocárdio? Porque essa doença tem sido tão comum? Eu vou explicar um pouquinho para vocês.
- Antigamente, as doenças eram muito fulminantes e a população vivia cada vez menos. Então, por mais que você tenha um trauma de perder alguém, você não ouve falar aquilo múltiplas vezes.
- Hoje, a população vive mais e as doenças evoluíram muito o tratamento, então você vai ver muita gente fazendo tratamentos para evitar ou tratar o infarto do miocárdio.
- Porém, quem tem uma série de fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão, tem uma chance razoável de ter outro evento isquêmico.
- O somatório de tudo isso, somado ao tempo de vida das pessoas cada vez melhor, leva ao aumento da incidência dessas doenças.
- Porém, a expectativa de vida do paciente aumentou bastante e o controle pós-infarto melhorou drasticamente por causa do avanço da Medicina.
Então, digo para vocês o seguinte: não é que a doença esteja aumentando, mas sim a nossa qualidade de tratamento e a nossa possibilidade de diagnóstico. Acredito que a gente vai continuar nesse clima, cuidando cada vez mais do coração e descobrindo e tratando doenças coronarianas.
Espero ter ajudado!
Fonte
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO – Cresce o número de infartos no Brasil por Julio Pereira – Neurocirurgião