Fábio Gouveia e a importância da vacinação
Fábio Gouveia é um dos maiores atletas incentivadores do surfe brasileiro. Ele já disputou diversas competições e enfrentou ondas e obstáculos com treino e determinação, mas menos um por desconhecimento.
O surf é um esporte radical e todo esporte radical tem seus riscos. Fábio já se meteu em situações difíceis de risco de morte, mas a pior delas foi uma viagem que ele fez para as Maldivas.
No dia da sua partida, começou a passar mal, com dores no corpo, enjoo e dor de cabeça. Ele achou que estivesse com alguma dengue, mas só depois descobriu que estava com sarampo e não acreditou.
O sarampo é uma doença infecciosa viral e era muito comum na infância. Sua transmissão se dá por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse de pessoas infectadas. Se não diagnosticado e tratado rapidamente, pode trazer complicações na gestação.
O sarampo pode e deve ser prevenido com a vacina tríplice viral, recomendada aos 12 meses de vida e que faz parte do calendário nacional de imunizações. Fábio não sabia se tinha sido vacinado ou não, e só depois descobriu que não tinha sido.
Os surtos de sarampo têm provocado problemas em regiões de alguns países, como o Brasil e os Estados Unidos. Por isso, é tão importante manter a vacinação em dia.
- A vacina é segura e protege contra o sarampo;
- A vacinação é importante para prevenir surtos da doença;
- A vacinação deve ser feita de acordo com o calendário nacional de imunizações.
Fábio Gouveia transmitiu a doença para outras pessoas sem saber e sem culpa. Ele não deseja que isso aconteça com ninguém e por isso faz um apelo: “Por favor, vá se vacinar”.
Para saber mais sobre como se prevenir dessa e de outras doenças, acesse o site família.sp.gov.br. Conheça todos os apoiadores dessa iniciativa em nosso site. Vacina é proteção para todos.
Fonte
SARAMPO por SBIm Nacional