Como vencer a fibromialgia
Se a gente se cuida, se a gente se trata, a gente consegue ter qualidade de vida, a gente consegue ter melhoria, a gente consegue estacionar os sintomas, a gente pode viver uma vida com qualidade e é isso que a gente quer, né? Mais do que saber se tem vencedores ou perdedores, é que você fique contente com o seu progresso, que você consiga se colocar metas para você atingir e que você de fato consiga se engajar e conseguir mais de acordo com seus recursos. Eu acho que é importante essa questão de que o paciente que tem fibromialgia saiba que ele não precisa viver esse sofrimento, que ele, com cuidado e tratamento sendo bem assessorado, vai ter melhoras e vai ter uma qualidade de vida. Recaídas sempre vão existir e da gente só pensa em relação a qualquer doença, mas se a gente sabe quais são as nossas forças, quais as nossas partes mais positivas, as coisas que a gente já aprendeu, a gente consegue retomar e de novo aí para o caminho de onde a gente vai se sentir melhor e mais satisfeito com a vida que a gente tem. Eu acho que é isso que eu quero colocar, que a gente é uma pessoa que precisa se ver inteiro dentro da nossa vida e é isso que a gente espera conseguir com os nossos pacientes de fibromialgia.
- É legal também a gente colocar assim que o sofrimento do paciente é real. É real a dor dele, é real tudo que ele tá sentindo é real, apesar do contexto que a gente colocou de nem sempre ser possível encontrar causa da lesão, mas que existe tratamento, que existe um caminho a seguir.
- O que é importante é que ele esteja amparado por uma equipe multidisciplinar onde tem comprometimento de um psicólogo, médico, fisioterapeuta, também de outras especialidades, também para mostrar um caminho e mostrar que a melhora depende do empenho dele. Não adianta ele depositar todas as fichas e querer que o médico, fisioterapeuta, psicólogo passem por ele. É importante também a aderência ao tratamento, seguindo todas as orientações, porque isso faz total diferença, pelo menos do que eu vejo assim na minha prática clínica. É o que acaba trazendo mais resultado também.
- Eu acho que assim a gente sabe o quanto o nosso paciente sofre. Eu acho que é importante a gente ser o que a gente tem conhecimento sobre isso, que a gente nenhum momento do vida do sofrimento do paciente. Porque eu vejo muitos pacientes se queixando disse que alguns profissionais não valorizam o sofrimento e a gente sabe que os pacientes com fibromialgia sofrem muito, até porque tem como a doutora Bruna falou esses vários sintomas concomitantes que é uma síndrome existe é fibromiálgica, né? E sabe exatamente por isso precisa como tem vários sintomas e várias é importante a questão do tratamento multidisciplinar. Não dá para um profissional só dar conta de toda essa gama que o paciente precisa de cuidados e o tratamento começa inclusive no consultório. Provavelmente o médico vai prescrever uma medicação para fibromialgia e vai te encaminhar para ser abraçado.
Existem medicamentos moduladores de dor, como eu disse, a fibromialgia é uma síndrome dolorosa. É uma síndrome que além da dor, nós temos outros sintomas. Mas, para toda dor crônica, pensando na dor, nós temos medicamentos que modulam a dor. Por exemplo, a gente passa anticonvulsivantes, alguns tipos de anticonvulsivantes não todos, algumas classes que têm ação em dor e alguns pacientes acham estranho é a bula e fala “nossa médica tá doida, me passou um medicamento para convulsão”. Então, explico isso antes para o paciente. Alguns antidepressivos também, que naquele momento eu não estou tratando a depressão daquele paciente, naquele momento eu estou fazendo um antidepressivo que tem ação em dor. Uma associação entre anticonvulsivante e antidepressivo é legal na fibromialgia, miorrelaxante, remédios que ajudam talvez a musculatura não tá sente. Tem muita síndrome dolorosa miofascial, dependendo a gente vai ter que lançar mão de uma analgesia mas potente.
Eu acho que para vencer a fibromialgia é só mesmo um abraço desse doente.
Fonte
Fibromialgia – Como Vencer a Fibromialgia por Regenerati – Dr. Willian RezendeliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2022-06-05T233347+0000endTimestamp2022-06-05T234055+0000}