Pular para o conteúdo

Epilepsia e Dificuldade de Aprendizagem: Como Identificar e Tratar em 5 Minutos

Epilepsia e Dificuldade de Aprendizagem na Escola

Olá, tudo bem? Nós vamos falar hoje sobre epilepsia e dificuldade de aprendizagem na escola. Eu sou do Porto Alegre Neurologia Infantil.

Vamos falar sobre esse tema tão importante que muitas vezes passa esquecido, passa batido. Ninguém lembra dele ao atender crianças com crises convulsivas.

A epilepsia é uma doença crônica, uma doença de longo prazo de natureza neurológica que afeta crianças, adolescentes, adultos e idosos. E da infância à epilepsia ela toma um corpo muito maior. Primeiro porque é uma fase da vida onde as crises epilépticas estão mais presentes e mais constantes. Segundo porque crises epilépticas podem, em alguns casos, levar a atrasos de desenvolvimento neurológico, assim como problemas de comportamento da criança.

  • É muito comum os pais falarem: “Doutor, olha antes das crises ele não tinha nada, tinha um comportamento adequado, tranquilo, ele dormia bem. Depois das crises, eu percebi que ele está mais agitado, irritado, inquieto e o seu sono está mais perturbado.”
  • Os benefícios também podem cursar com tipos de transtornos neuropsiquiátricos e desenvolvimento. Por exemplo, indivíduos com epilepsia têm mais riscos de terem PBH (quadro de transtorno do espectro autista), deficiência intelectual, transtornos específicos de linguagem, transtornos do desenvolvimento da coordenação motora, que estão todos esses transtornos que levam a problemas de rendimento escolar, problemas de aprendizagem e também problemas de comportamento social.

Toda criança que tem histórico de crises epilépticas é importante não só controlar as crises mas acompanhar o rendimento escolar das crianças, observar como ela aprende por meio da leitura, pela escrita, pela matemática, como vai sendo a evolução dessa criança no processo escolar desde os primeiros anos até anos mais de maior evolução e de maior conteúdo como é o período fundamental um fundamental 2.

Todo indivíduo que ofereça deve ter não só essa observação mas passar também por uma avaliação pedagógica e muitas vezes fazer uma avaliação neuropsicológica para observar e também verificar se não apresenta qualquer déficit de habilidade cognitiva.

Se você gostou desse vídeo, se inscreva no canal do YouTube, curta e compartilhe. Também um grande abraço.

Fonte
Epilepsia na Dificuldade de Aprendizagem | 5 Minutos por NeuroSaber