Diabetes Mellitus Gestacional
Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos continuar na nossa série de vídeos e falar sobre a diabetes mellitus gestacional. Mas afinal, o que é isso?
A diabetes mellitus gestacional é o desenvolvimento de diabetes durante a gestação. Como o próprio nome sugere, isso ocorre quando o pâncreas da mãe se sobrecarrega e produz mais insulina do que o necessário. Esse problema é mais comum na primeira gestação, quando o bebê nasce com mais de 4 quilos.
Esse indicativo é importante, pois aumenta as chances da mãe desenvolver diabetes mellitus gestacional na segunda gestação. Por isso, é fundamental que durante o pré-natal da segunda gestação sejam feitos a glicemia de jejum e o teste oral de intolerância à glicose em uma hora.
- Se a glicemia estiver acima de 140mg, a mãe pode ser submetida a uma curva;
- O tratamento da mãe é a insulinoterapia, sempre com acompanhamento médico;
- A diabetes mellitus gestacional é mais comum do que se imagina, podendo acometer até 5% das grávidas;
- A paciente deve ser acompanhada por 15 anos após o parto, realizando exames periódicos para verificar a glicemia.
É importante lembrar que a diabetes mellitus gestacional é uma doença tratável e controlável, permitindo que a paciente tenha uma gravidez normal, mesmo sendo uma grávida de alto risco. No momento do parto, a glicose da mãe volta a se restabelecer e a insulina volta a jogar de maneira normal, permitindo que a paciente normalize seus valores de glicose. O bebê não apresenta nenhuma sequela se a paciente faz um tratamento com insulina e o controle e acompanhamento são feitos com atenção.
Por fim, é importante destacar que a paciente que acabou de ganhar o bebê e teve diabetes mellitus gestacional deve ser acompanhada por 15 anos no laboratório, realizando exames periódicos para verificar sua glicemia. Ela pode desenvolver diabetes mellitus tipo 2, sendo necessário o tratamento medicamentoso e o controle, pois ela terá os mesmos riscos do paciente com diabetes mellitus tipo 2.
O cuidado com a diabetes mellitus gestacional é fundamental, pois além da vida da mãe, tem a vida do bebê em jogo. Se a paciente não fizer o pré-natal, não tiver noção do que ela tem e não cuidar da sua saúde, pode ocorrer complicações sérias, como o bebê nascer morto ou com problemas neurológicos, podendo inclusive levar a óbito.
Atenção às mães que tiveram bebês acima de 4 quilos na primeira gestação, pois isso pode ser um indicativo importante de diabetes mellitus gestacional na segunda gestação. Faça o pré-natal, controle e cuide da sua saúde!
Fonte
Diabetes mellitus Gestacional: O que é? por Prof. Lysandro Borges