Sarna ou alergia – como identificar e tratar
Olá amigos, você sabe identificar quando a coceira é sarna ou alergia? Urticária, dermatite atópica, catapora, outras doenças? É disso que vou falar agora e você aí que já teve sarna não precisa ter vergonha não, porque não é doença de quem não toma banho, de quem é pobre, favelado. Da Enrico também. Outra coisa, raramente se pega sarna do cachorrinho ou do gatinho, é quase sempre de pessoa para pessoa ou por contato com roupas, objetos infectados.
Mas antes de falar das diferenças entre sarna e alergia, é importante saber que as coceiras podem ter ou não erupções, bolinhas, feridinhas na pele. E quando com a coceira aparecer algo na pele, graças a Deus, porque assim geralmente não é grave. Vou explicar:
- Quando só tem coceira e não aparece nada na pele, pode ser uma doença renal, que compromete a circulação sanguínea na perna do corpo e muitas vezes gera bastante coceira. Por exemplo, quando os rins param de funcionar e acumula muita ureia no sangue, dá muita coceira na pele. Em doenças da vesícula biliar, do fígado, da cirrose, das hepatites, ocorre acúmulo de bilirrubina no sangue e isso também dá coceira. Ou quando tem muita glicose, o açúcar no sangue, no diabetes, no pré-diabetes, esse excesso de açúcar no sangue danifica/estraga as terminações nervosas da pele (os nervos da pele), gerando inflamação e coceira, além de outras doenças como AIDS, policitemia e até câncer nos linfomas.
- Mas se a coceira desesperadora, mais à noite, tiver bolinhas vermelhas, feridinhas bem pequenas entre os dedos, nas dobras dos braços, das pernas, nos genitais, embaixo das mamas e que não aparece no rosto e no couro cabeludo, apresento para vocês os Sarcoptes scabiei. Isso é sarna, mas a pele fica vermelha e até parece vergonhoso às vezes no braço, aí melhora e vai para as pernas, para as costas, para o rosto, em qualquer área do corpo, em qualquer hora do dia e da noite.
- Isso é alergia. Pode ser devido à picada de abelhas, formigas, pode ser alergia de metais. Sabe aqueles brincos e pulseiras que às vezes dão alergia, remédios ou alimento.
O tratamento da sarna é muito usado uma loção chamada permetrina. Passa-se à noite após o banho em todo o corpo (menos no rosto, menos na cabeça) também por duas noites seguidas e só retira de manhã no próximo banho. É bom repetir após sete dias porque às vezes ficam os ovinhos dos pacotes do bichinho da sarna nas roupas, nos cobertores, os tecidos, nas superfícies, no sofá. E pode ser também tomada a ivermectina, mas deve ser prescrita pelo médico porque tem uma dose por peso para cada pessoa.
Gostou do vídeo? Sabe algum remédio caseiro/natural para sarna? Escreva aqui. E compartilhe.
Fonte
Tratamento da Sarna- #tratamentoda sarna #coceira #alergia por Dr Paulo Tramontin Marques