Rinite Alérgica
Se você tem ou conhece alguém que tem crises de espirros de vez em quando, quando tem contato com poeira, mofo ou cheiros fortes e sente coceira no nariz, entupimento e secreção, preste atenção nesse vídeo, pois é sobre isso que eu vou falar: rinite alérgica.
Esse problema é muito mais comum do que as pessoas imaginam e a prevalência está aumentando muito com o passar dos anos. Só para você ter uma ideia, considerando crianças com seis anos de idade, estima-se que quatro em cada dez crianças têm rinite.
Os principais sintomas são:
- Espirros
- Prurido (coceira) no nariz
- Entupimento nasal
- Secreção clara
- Coceira nos olhos
- Lacrimejamento
Esses sintomas acontecem quando pessoas predispostas têm contato com algum alérgeno, como poeira, mofo, pó e pelos de animais. Ou seja, o que marca muito a rinite alérgica é a relação entre o contato com alérgenos e os sintomas.
Essa relação direta ocorre porque quando a pessoa respira essas substâncias, elas entram pelo nariz e provocam essa inflamação com a liberação de uma série de substâncias, entre elas a histamina, que provocam os sintomas de rinite alérgica.
Essas informações ajudam muito a responder uma dúvida muito comum que aparece no consultório: como diferenciar crises de rinite alérgica de gripes e resfriados?
Os sintomas nasais, como espirros, coriza e obstrução nasal, são comuns na rinite alérgica e também nas gripes e resfriados. Nas gripes e resfriados, pode ter febre, dor no corpo, cansaço e ocorre sem contato com as substâncias alérgicas que falei.
Quem tem um maior risco de ter rinite?
Pessoas que apresentam outras doenças associadas a rinite alérgica, como asma, dermatite atópica e urticária, têm um risco maior de rinite. Para você ter uma ideia, 40% dos pacientes com rinite alérgica têm asma.
Herança genética também é um fator de risco. Quem tem pais ou irmãos alérgicos ou com asma têm uma chance maior de ter rinite alérgica. Além disso, exposição a fatores irritantes, como poluição das grandes cidades, produtos de limpeza, perfumes fortes e fumaça de cigarro, pioram ainda mais os sintomas de rinite alérgica.
Como é feito o diagnóstico?
Aqui é importante destacar três aspectos:
- O diagnóstico da rinite alérgica é feito baseado em uma boa conversa com o médico sobre os sintomas, a frequência que eles aparecem, se foram provocados pelo contato com alérgenos, se causam prejuízos nas realizações das atividades diárias, com o trabalho e sono.
- É importante investigar o ambiente onde a pessoa mora ou trabalha, ou seja, verificar a presença de carpetes, tapetes, animais de estimação, bichos de pelúcia, umidade ou outros fatores.
- O exame físico é importante para observar uma intensa palidez nas estruturas nasais e a prega no dorso do nariz chamada de “saudação do alérgico”. Além disso, alguns exames complementares, como testes na pele e exames de sangue, podem auxiliar no diagnóstico da rinite alérgica.
Como é o tratamento?
Aqui é importante prestar atenção em três aspectos:
- O tratamento inicial recomendado são os cuidados simples em casa, em que afastamos os alérgenos do ambiente. Ou seja, é fundamental evitar tapetes, cortinas, estantes de livros, bichos de pelúcia e evitar também o uso de vassouras e espanadores. Irrigação nasal com solução salina para remoção desses alérgenos da mucosa nasal também diminui o estímulo alérgico. Ou seja, é importante lavar o nariz diariamente.
- O tratamento medicamentoso muitas vezes é necessário e deve ser usado para cada paciente após avaliação médica.
Para finalizar, eu quero destacar a importância em reconhecer e tratar esse problema. A rinite alérgica não tratada causa impacto significativo na qualidade de vida e na produtividade. Crianças com rinite podem apresentar alterações no sono e até problemas no aprendizado na escola. Portanto, se tiver algum problema ou se perceber algum dos sintomas que eu comentei, procure um médico otorrinolaringologista.
Esse é o objetivo do canal Doutora Ajuda: educação em saúde, informações em saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor.
Se você está gostando do canal Doutora Ajuda, então se inscreva no canal. Para se inscrever, você tem que entrar na página do canal Doutora Ajuda no YouTube e clicar em “se inscrever”.
Se você gostou desse vídeo que acabou de assistir, deixe seus comentários, curta e compartilhe com seus amigos e família.
Fonte
RINITE ALÉRGICA – O QUE É ? QUAIS SÃO OS SINTOMAS E TRATAMENTOS? por DOUTOR AJUDA