Dengue Grave: Tirando Dúvidas
Olá! Me chamo De Baixa e sou médico infectologista. Hoje, o tema de nossa discussão é a dengue grave e vamos responder algumas dúvidas comuns sobre essa doença.
Por que a dengue hemorrágica é hoje chamada de dengue grave?
A dengue hemorrágica era muito valorizada como o único fator de ameaça à vida na dengue, mas isso não é verdadeiro. A hemorragia é uma das condições que pode levar à dengue grave e ao óbito. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde classifica a dengue hemorrágica como apenas uma das condições da doença da dengue grave.
Quais são os principais sinais de alerta para dengue grave?
É importante que o próprio paciente esteja atento aos seguintes sintomas: náuseas, vômitos, febre muito alta que dura dias, diarreia, perda da cognição e confusão mental. Caso essas condições ocorram, é necessário procurar imediatamente um pronto socorro.
Posso me vacinar se nunca tive dengue?
A vacina disponível no mercado é destinada apenas para pessoas que já tiveram um episódio de dengue. Ela não previne casos de dengue, mas sim a dengue grave. Quem se vacina após ter tido dengue tem menos risco de apresentar a forma grave da doença.
Como é o tratamento da dengue grave? É possível contrair dengue mais de uma vez ao longo da vida?
Existem quatro sorotipos de vírus da dengue (dengue 1, dengue 2, dengue 3 e dengue 4) e não há imunidade cruzada entre eles. Portanto, é possível contrair dengue mais de uma vez ao longo da vida e ter quatro episódios da doença. O tratamento da dengue grave envolve monitoramento, que pode ser em semi-intensiva ou até mesmo em UTI.
Fonte
É possível contrair dengue mais de uma vez? | Tira-dúvidas com especialista #12 por Drauzio Varella