Diferença entre Varíola e Varicela
Sejam bem-vindos ao canal Conversa do PH! Hoje vamos falar sobre a diferença entre varíola e varicela e o caso suspeito de varíola ocorrido no Estado do Ceará.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que varíola e varicela não são a mesma coisa. Graças a Deus, o caso suspeito de varíola registrado no Ceará é, na verdade, um caso de varicela. Cada vez mais crescem essas suspeitas.
Eu sou Paulo Henrique, microbiologista, imunologista e professor universitário. Convido vocês a se inscreverem no nosso canal Conversa do PH.
No início da semana, foi marcado por casos suspeitos de varíola do macaco no Brasil, um deles inclusive no vizinho Estado do Ceará, na cidade de Fortaleza, que é bem pertinho aqui de nós em Teresina, no Piauí.
A diferença básica entre varíola e varicela é que, embora ambas sejam causadas por vírus, são doenças causadas por vírus diferentes, com taxa de mortalidade e nível de infecciosidade também diferentes. Felizmente, a varicela, comumente conhecida como catapora, é bem menos transmissível e mais branda do que a própria varíola.
Diferenças Clínicas
Embora no início das duas doenças os sinais e sintomas sejam muito parecidos, como febre, dores pelo corpo, dor de garganta, à medida que as doenças começam a avançar, elas vão evidenciando diferenças clínicas observáveis. Por exemplo, no caso da varíola, as bolhas que começam a aparecer após as manchas vermelhas na pele são bem maiores e cheias de pus. No caso da varicela ou catapora, as bolhas são menores, contém pouco ou nenhum pus e logo forma uma crosta, uma casca que cai e cicatriza espontaneamente sem deixar marcas. Não são feridas tão profundas quanto na varíola.
As suspeitas no Ceará de que se trata de varicela/catapora e não varíola reside também no fato de que, além dos sinais e sintomas apontarem para a varicela/catapora, a pessoa não teve contato com ninguém que chegou da África ou outro país que tem surto de varíola. Portanto, nesse caso, a Secretaria de Estado de Saúde está afastando a possibilidade de que tenha surgido a varíola do macaco.
É muito importante essa ação das Secretarias Estaduais de Saúde em monitorar os primeiros casos suspeitos, porque é assim que nós vamos conter o espalhamento dessa doença quando ela chegar aqui no Brasil. É importante também que o Ministério da Saúde compre, o quanto antes, doses de vacinas para varíola humana, para nos primeiros casos vacinar as pessoas que tiverem contato com os primeiros casos e assim reforçar a contenção do espalhamento dessa doença aqui no Brasil.
Vamos continuar vigilantes aguardando que o poder público faça a sua parte. Se você gostou desse vídeo, compartilhe, deixe o teu like, teu comentário, tua crítica. Forte abraço e até a próxima!
- Se inscreva no canal Conversa do PH
- Fique atento aos primeiros casos suspeitos
- Compre doses de vacinas para varíola humana
- Compartilhe e deixe seu like
Fonte
VARÍOLA É A MESMA VARICELA? por CUNVERSA DO PH – com Prof Paulo Henrique