Se vocês conseguem reconhecer o nervo trigêmeo nessa imagem parte óssea sem parte ócio. Vocês conseguem reconhecer o trigêmeo, eu vejo ele daqui, olha só aqui mesmo que vocês tenham dificuldade para encontrar o nervo trigêmeo é fácil de encontrá-lo aqui. Tá bom, é isso aqui ó, aqui você tem o gânglio trigeminal. Vamos ver um oftálmico ramo V2 maxilar, vamos ver três mandibular. Esses aqui são os elementos do nervo trigêmeo. Tá bom, então isso aqui é o nervo trigêmeo, evidentemente está sem o crânio. Tá bom, então eu tirei o crânio aqui só para vocês verem bem aqui o nervo trigêmeo, aí vou separar aqui também do lado direito para vocês verem nessa perspectiva.
Gânglio trigeminal, ramo oftálmico, ramo maxilar e ramo mandibular aqui ó. Então a gente tem aí dos dois lados do trigêmeo. Deixa eu tirar essas coisas depois disso aqui para sacanear vocês mesmo. Pronto, agora tá aqui somente o nervo trigêmeo. O nervo trigêmeo gente, ele é o quinto par de nervos cranianos. Tá, então se a gente for considerar nervos cranianos esse aqui é o quinto, para errei ali, por isso que a gente usa essa terminologia aqui ó v1, v2, v3, por quê? Porque são 12 nervos cranianos, então a gente usa esses algarismos aqui para nomear os nervos cranianos. A gente não usa números arábicos, a gente usa numeração romana, daí veio essa terminologia primeiro.
Ramo do trigêmeo é o V1, V2 e V3. Percebam que o mesmo funciona um pouquinho mais superficial aqui o nervo facial. Para você diferenciá-lo do nervo facial, principalmente em sintomas, o nervo facial é o Ramon auricular posterior, é o primeiro Ramo do facial, esse aqui é o segundo ramo de facial, é o ramo prodigástrico tá bom essa aqui ó, e aí o nervo facial vai se dividir aqui na face em cinco Ramos. Ramos temporal, Ramos zigomático, ramo bucal, ramo marginal mandibular, eramos cervical são cinco os sete Ramos do nervo facial 50 superiores, um inferior e um posterior.
Tá bom, são os Ramos do nervo facial. Todos eles, percebem que o mesmo funcione é um pouquinho mais superficial aqui o nervo trigêmeo. Para você diferenciá-lo do nervo facial, principalmente em sintomas, o nervo facial você tem alteração de movimento na face, alteração do trigêmeo você tem alteração de sensibilidade.
Fonte: NERVO TRIGÊMEO: CONHEÇA SEUS RAMOS. por Anatomia Fácil com Rogério Gozzi