Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre Tireoidite de Hashimoto, Hipertireoidismo e Hipotireoidismo

Tireoidite de Hashimoto: uma doença auto-imune

A tireoidite de Hashimoto é uma doença auto-imune que afeta principalmente mulheres adultas, sendo a maior causa de hipotireoidismo nesse grupo. Isso significa que a maioria das mulheres adultas têm essa doença embutida e, como consequência, desenvolvem hipotireoidismo. No entanto, em alguns pacientes, a tireoidite de Hashimoto pode causar hipertireoidismo.

  • O que é a tireoidite de Hashimoto?
  • Por que o nosso organismo reconhece a tireóide como um tecido estranho?
  • Como ocorrem as alterações na função da tireóide?

A tireoidite de Hashimoto é causada por um mecanismo que ainda não é completamente entendido pela medicina. O nosso organismo produz anticorpos específicos contra a tireóide, atacando-a e causando um processo inflamatório. Esse processo inflamatório pode levar a alterações na função da tireóide e eventualmente ocasionar nódulos na tireóide. A doença recebeu esse nome em homenagem ao médico que a descobriu.

Tipos de disfunções da tireóide

As disfunções da tireóide são classificadas em hipertiroidismo, quando a tireóide funciona muito, e hipotiroidismo, quando a tireóide funciona pouco. Mais de 90% das pessoas que têm disfunção da tireóide apresentam hipotireoidismo.

O que é hipertiroidismo?

O hipertiroidismo ocorre quando a tireóide funciona muito, mas seu comportamento é bem diferente do hipotiroidismo. A pessoa que tem hipertiroidismo pode apresentar uma alteração transitória na função tireoidiana, que pode desaparecer ou diminuir sozinha ou com o uso de medicação.

Tratamento do hipertiroidismo

O hipertiroidismo tem três formas de tratamento: medicação, tratamento com iodo radioativo e, em alguns casos, a remoção de uma parte ou de toda a tireóide. O tipo de tratamento dependerá da gravidade do hipertiroidismo e da necessidade de um tratamento específico.

Para concluir, a tireoidite de Hashimoto é uma doença auto-imune que pode causar hipotireoidismo ou hipertireoidismo. É importante fazer o acompanhamento adequado do paciente e determinar o tipo de tratamento mais adequado para cada caso.

Fonte
Parte 2 – Tireoidite de Hashimoto | Hipertireoidismo e Hipotireoidismo por Hospital Alemão Oswaldo Cruz