Doença Rubéola
Todo mundo já ouviu falar em surto de sarampo, mas não é só o sarampo que preocupa, nós temos a rubéola. No vídeo de hoje, vamos conhecer como funciona a doença, o que ela transmite e quais são os sintomas. Então, roda vinheta!
O que é Rubéola?
A rubéola, também conhecida como sarampo alemão, é uma doença muito comum no período da infância, porém ela pode acontecer sim em adultos. Por isso, é importante tomar a vacina para preveni-la. Os sintomas são manchas na pele, dores de garganta, dor de cabeça, pele seca, congestão nasal, dores nas articulações e músculos. Tudo isso parece uma gripe comum, porém a pessoa pode demorar um pouco para identificar que é rubéola.
Rubéola em Gestantes
O problema mais severo da rubéola é quando infecta gestantes. O vírus infecta a gestante e acaba infectando o embrião, causando o aborto. Por isso, é importante que as mulheres grávidas não sejam infectadas pelo vírus. Na vacina, a gestante precisa assinar um termo de que não vai engravidar nos três meses posteriores da vacina, pois o vírus pode atuar nesse período.
Formas de Transmissão
- Transmissão pode ser por vias respiratórias
- Contatos com saliva
- Gotículas que a pessoa tem é tempo ela vai liberar aí para o transmissor ou pra você né no caso
Formas de Tratamento
Não há um tratamento específico para a rubéola, apenas analgésicos e antitérmicos para controlar a dor e o mal-estar que a doença causa. O corpo vai agir por si só para combater a doença. Por isso, a vacina é muito importante para prevenir que o vírus chegue a esse ponto.
Vacinação
A vacina contra rubéola é dada em crianças com 15 meses. O vírus é atenuado, por isso, a gestante não costuma tomar a vacina. É importante criar anticorpos para prevenir a doença.
Se inscreva agora no canal para ficar informado sobre esses tipos de doença e para se preparar para o vestibular. Acompanhe o nosso canal que é feito especialmente para você que quer aprender sobre humanas e biológicas.
Fonte
VAMOS APRENDER SOBRE A RUBÉOLA por Alternativa X