Exame de radiografia de tórax
Saudações! Meu nome é Réus, sou médico radiologista e neste vídeo para estudantes e profissionais na área de saúde vamos conversar sobre este exame.
Trata-se aqui de uma radiografia de tórax, com projeções empea e perfil. Aparentemente, está normal olhando assim à primeira vista, não vemos nenhuma alteração evidente.
Recorrendo à história clínica do paciente, que é uma coisa extremamente importante para se analisar o exame, é fundamental sabermos a história clínica e exame físico do paciente. Havia relato de tumoração, o aumento na região da base do pescoço na região externo clavicular à direita.
Aqui no pé não vemos nenhuma alteração tão evidente aqui no perfil. Com esses dados, podemos supor aqui que haja um aumento de partes moles aqui nessa região superior do externo.
Veja a tomografia computadorizada desse paciente. Veja a destruição óssea os teólogos e aqui no externo. Veja a formação de abscesso encapsulado em partes móveis na região da musculatura peitoral adjacente externo e também aumento de tecidos moles na região retro esternal aqui já no mediastino.
Então, esse caso é importante para vermos a limitação que o raio-x tem na avaliação da região do externo. Portanto, sempre que houver uma suspeita de alguma lesão no externo, nas proximidades do externo, um raio-x é pouco sensível. Então, é melhor já fazermos aí uma tomografia computadorizada, porque a chance de você fazer um diagnóstico no raio-x em lesões do externo é pequena. A chance de você errar de passar como normal uma lesão tão grosseira como essa, ela existe é significativa.
Neste caso aqui, foi feita aí uma biópsia, função com cura, e o diagnóstico foi tuberculose óssea. Então, era um abscesso de tuberculose e tuberculose óssea no externo. O objetivo neste caso foi mostrar aí a limitação que a radiografia tem nas avaliações do externo.
É claro que se você fizer uma radiografia para externo localizada na focado spot no externo perfil, fazer uma briga para externo aumenta um pouco a sensibilidade. Mas mesmo assim, sem dúvida, a tomografia computadorizada é muito mais sensível para avaliação do externo.
Ok, neste vídeo é isso. Obrigado e até o próximo!
Fonte: Tuberculose óssea por Jezreel